BLOG

Semana Intensiva aborda internacionalização das startups
31/08/2021

Semana Intensiva aborda internacionalização das startups
31/08/2021

Empreendedores da terceira edição do Programa de Desenvolvimento de Negócios receberam mentorias sobre o tema na última semana

 

A 10ª e penúltima Semana Intensiva da 3ª edição do Programa de Desenvolvimento de Negócios aconteceu de 23 a 27 de agosto, e trouxe aos empreendedores, dentre outros temas, a internacionalização de empresas.

Os empreendedores tiveram acesso a mentorias sobre captação de investimento no exterior, foram apresentados ao Programa do Consulado Britânico e a um conteúdo sobre “Governança e Captable”, ministrado por Milton Nassau, além de serem apresentados a cases de sucesso nos assuntos.

Advogado com especializações em instituições como Harvard, Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Fundação Dom Cabral (FDC), Nassau tem experiência em internacionalização de negócios. Atualmente é Professor da FDC e Conselheiro da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG).

Priscilla Mol, Agente de Desenvolvimento de Negócios do BiotechTown, explica a importância da participação do Professor: “O conteúdo do Milton Nassau foi uma verdadeira aula, dinâmico, cheio de energia para trazer a conscientização da importância da governança e das técnicas organizacionais. Nesse momento de estruturar, planejar e iniciar novas rodadas de investimento, esse é o primeiro e principal conceito que deve nortear as ações de nossos empreendedores”, afirma.

Convergente ao conteúdo, os responsáveis pelas startups ainda tiveram a oportunidade de apresentar seus pitches à Câmara de Comércio Índia Brasil e ao Consulado Britânico, além da Fundação São Francisco Xavier.

Para Anna Cláudia Alves de Souza e Greyson Capobiango, Fundadores da Recombine Biotech, este assunto faz partes dos planos da startup, portanto as mentorias foram muito proveitosas: “O fato de a Semana Intensiva ter como foco a internacionalização foi fundamental para que analisássemos melhor essa estratégia de médio e longo prazo da empresa. Aprofundamos relações e criamos conexões com parceiros fundamentais, que podem nos auxiliar nesse processo, além de entendermos melhor como funciona a dinâmica do mercado externo.

A internacionalização sempre esteve no radar da Recombine. Vemos o processo de internacionalização como algo natural, consequência do trabalho e do mercado de atuação da startup. No momento, a Recombine está focada em ganhar capilaridade no mercado nacional, mas já estamos iniciando o processo de planejamento para internacionalização futura da empresa, mapeando mercados onde podemos apresentar nossas soluções e estabelecendo parcerias”, explicam.

Priscilla Mol acredita que este conteúdo foi importante e mostra que as startups estão no caminho certo: “As startups estão muito maduras, com modelos de negócio, projeções financeiras, pitchs e estratégias de mercado bem estruturados e consolidados. Portanto, para muitas delas, uma possível internacionalização, seja com objetivo de captar novos investimentos ou acessar outros mercados, passa a ser um objetivo e um sonho. Tenho certeza que muitos empreendedores puderam perceber que eles estão no caminho certo e têm enorme potencial para acessar o mercado global”, relata.

 

A Semana Intensiva

Com frequência mensal, a Semana Intensiva compõe o bioRUN, etapa de aceleração do Programa de Desenvolvimento de Negócios, e é a parte que reúne as principais atividades que acontecem entre as startups e o BiotechTown. Durante a Semana Intensiva mentorias individuais e coletivas, ministradas pelo time de aceleração do BiotechTown e por convidados, são ofertadas aos empreendedores.

 

O Programa

O Programa de Desenvolvimento de Negócios do BiotechTown tem como objetivo ajudar as startups de Biotecnologia e Ciências da Vida a se posicionarem no mercado com sucesso e estabilidade. Atualmente na sua terceira edição, o PDN já viabilizou R$6.9 milhões em investimento.

 

Quer conhecer as oportunidades de investimento do BiotechTown? Acesse nosso portfólio de startups.

 

Compartilhe este post:


Receba nossos materiais

Para receber informações e novidades sobre o BiotechTown, escolha o assunto e cadastre seu e-mail.