
28 jun Semana Intensiva do BiotechTown recebe Marcus Lindgren
28/06/2021
O Sócio-Diretor da Moore participou da Semana Intensiva como palestrante e abordou o tema Valuation de Startups
De 21 e 25 de junho aconteceu mais uma Semana Intensiva da 3ª edição do Programa de Desenvolvimento de Negócios do BiotechTown. Um dos destaques foi a participação de Marcus Lindgren, Sócio-Diretor da Moore, Professor da Fundação Dom Cabral e Conselheiro da Diretoria do Lab Rede.
Marcus palestrou sobre Valuation de Startups, um tema importante para a etapa de evolução dos participantes do Programa. De acordo com ele, conhecer as técnicas de valuation é fundamental para ajudar empreendedores a encontrar um caminho que atenda as expetativas próprias e de investidores: “Valuation de startup é sempre um tema muito controverso. As metodologias clássicas dificilmente são aplicadas, porque as empresas, neste início, ainda estão muito recheadas de incertezas e riscos não quantificáveis que dificultam a aplicação das técnicas tradicionais. Entretanto, as startups, em especial as de biotecnologia, são grandes consumidoras de caixa nos seus primeiros anos. Então é necessário criar algum tipo de racional para que o empreendedor possa ter interlocução com os investidores de uma forma saudável, que possibilite um aporte de capital necessário para esses momentos iniciais, mas que ao mesmo tempo não desmereça todo o trabalho intelectual e todo o aporte de conhecimento, de know-how e de tecnologia que os empreendedores colocam no seu início”, explica.
O palestrante ainda comenta sobre o nível de engajamento dos empreendedores da Semana Intensiva: “Foi fantástico como os empreendedores se engajaram e trouxeram suas dúvidas, situações reais dos seus negócios, e estimularam um debate muito rico. Espero que eu possa ter contribuído para ajudá-los na relação com o mundo do capital privado”, declara Lindgren.
Para Priscila Mol, Agente de Desenvolvimento de Negócios do BiotechTown, o tema atende aos anseios dos empreendedores: “Valuation de startups é um tema desafiador e que gera muitas dúvidas, especialmente para empresas que ainda não colocaram seu produto no mercado ou estão iniciando esse processo, exatamente o estágio das startups do Programa. O conteúdo ministrado pelo Marcus Lindgren complementou perfeitamente o tema que estamos tratando desde a Semana Intensiva anterior e trouxe novas estratégias práticas e dados reais para demonstrar a validade destas técnicas”, explica Priscilla.
A Agente de Desenvolvimento de Negócios ainda afirma que o resultado da contribuição de Marcus já pode ser notado: “Todas essas informações teóricas e práticas, trazidas por um profissional com tanta experiência como o Marcus Lindgren, com certeza abriram novas ideias e já podemos perceber nos empreendedores uma postura mais madura e o desenvolvimento de materiais de muita qualidade para estabelecer premissas confiáveis como estratégia de valuation”, afirma.
A Semana Intensiva ainda contou com a participação de Euler Santos, Conselheiro do BbiotechTown, que deu continuidade ao conteúdo sobre Relacionamento com Investidores que já havia sido iniciado nas Semana Intensiva de maio.
Além disso, a equipe do BiotechTown promoveu conexões entre as startups e demais empresas e investidores e os empreendedores puderam apresentar seus pitches à Bioclin, à EaseLabs e à FCJ Triângulo.
A Semana Intensiva
Com frequência mensal, a Semana Intensiva compõe o bioRUN, etapa de aceleração do Programa de Desenvolvimento de Negócios (PDN), e é a parte que reúne as principais atividades que acontecem entre as startups e o BiotechTown. Durante a Semana Intensiva mentorias individuais e coletivas, ministradas pelo time de aceleração do BiotechTown e por convidados, são ofertadas aos empreendedores.
O Programa
O Programa de Desenvolvimento de Negócios do BiotechTown tem como objetivo ajudar as startups de Biotecnologia e Ciências da Vida a se posicionarem no mercado com sucesso e estabilidade. Atualmente na sua terceira edição, o PDN já viabilizou R$6.9 milhões em investimento.
Quer conhecer as oportunidades de investimento do BiotechTown? Acesse nosso portfólio de startups.