BLOG

Empreendedores compartilham experiências sobre o Programa de Desenvolvimento de Negócios
25/08/2021

Empreendedores compartilham experiências sobre o Programa de Desenvolvimento de Negócios
25/08/2021

Empreendedores participantes da 3ª edição do Programa de Desenvolvimento de Negócios afirmam sua eficácia por meio dos seus próprios casos

 

 

O Programa de Desenvolvimento de Negócios (PDN) está em sua 3ª edição e com inscrições abertas para a edição 2021 até 29 de agosto. Até hoje o Programa conta com 23 startups aceleradas e R$6.9 milhões investidos no ecossistema de inovação em biotecnologia e ciências da vida.

Com metodologia própria, validada e suporte customizado de acordo com a necessidade de cada startup, a aceleração do PDN tem duração de 12 meses e, após este período, o BiotechTown efetua a gestão do portfólio das startups, auxiliando em novas conexões com clientes, parceiros, investidores e demais players do ecossistema.

A eficácia do Programa e do ambiente do BiotechTown para o desenvolvimento das startups é comprovada pelos empreendedores participantes da terceira edição. Veja alguns exemplos:

 

EyeConnect

A EyeConnect desenvolve uma solução fim-a-fim para acompanhamento da saúde global, por meio do uso da retinografia como parte da rotina clínica. Num modelo de serviço é possível incluir o exame em qualquer estabelecimento de saúde, seja no setor privado ou público. Confira o que Rafael Almeida, CEO da startup, diz sobre o Programa:

A EyeConnect, assim que se inscreveu no Programa, recebeu um diagnóstico que foi muito importante para o nosso desenvolvimento. Então, logo de início, já achamos que nossa participação tinha sido válida, mas quando fomos selecionados para o bioRUN as coisas realmente mudaram. A gente sente que a empresa se profissionalizou, conseguimos nos estruturar com o apoio do BiotechTown e isso foi excelente.

As mentorias sempre ajudaram demais, porque a equipe do BiotechTown é muito preparada e muito interessada, foi algo que sentimos desde o começo. Eles estão buscando conexões pra gente, querendo entender mais sobre o negócio e, com isso, dando muito mais insights e feedbacks valiosos.

A metodologia utilizada pelo BiotechTown fez com a gente sentisse uma proximidade muito grande com a equipe de aceleração. Mesmo com as mentorias acontecendo à distância e uma vez por mês, o time sempre esteve à disposição a qualquer momento.

O nome do PDN faz muito sentido, porque é realmente um programa de desenvolvimento de negócios. A gente viu um grande desenvolvimento da EyeConnect a partir do momento em que entramos no Programa.”

 

Kimera Biotecnologia

A Kimera produz o hormônio eCG, utilizado para estimular o cio e a ovulação de vacas e marrãs para a realização da inseminação artificial, por meio de técnicas de expressão de proteínas recombinantes. O hormônio comercializado tem menor custo de produção do que os concorrentes e não inflige sofrimento aos animais, comparativamente às abordagens tradicionais utilizadas. Confira qual é a percepção de Camillo Del Cistia e Mayb Andrade, Fundadores da Kimera Biotecnologia, sobre o Programa:

O Programa de Desenvolvimento de Negócios, pelo fato de ter muito bem organizada uma agenda com as etapas, vai te direcionando exatamente ao que fazer mês a mês. Primeiro a entender sua startup, então entender seu mercado, estudar e analisar o seu cliente, e saber como ir para o mercado. A equipe do BiotechTown é formidável, extremamente competente e faz um trabalho incrível.

Às vezes o empreendedor sabe muita coisa que você tem que fazer, mas não sabe como, por não ter recurso ou equipe. O fato da equipe de aceleração te dizer o que fazer em cada um dos meses que você passa pelo Programa e te ajudar em como fazer cada uma dessas etapas, é um crescimento muito grande. O diferencial do BiotechTown é, além da competência e do conhecimento, saber explicar, fazer com que a informação seja acessível para os diferentes tipos de empreendedores que tão em diferentes níveis do seu negócio.

Para mim, o principal benefício do Programa foi o amadurecimento da Kimera como empresa. A startup já existia há mais de seis anos, com um produto muito legal, mas ainda havia dúvidas de como fazer o negócio dar certo. No Programa amadurecemos a ponto de enxergar a Kimera como uma empresa, não somente como um sonho. Isso é uma coisa palpável.

O Programa de Desenvolvimento de Negócios representa o amadurecimento profissional. É a transformação de um sonho em uma empresa.”

 

Pineal 3D

A Pineal 3D emprega a tecnologia de impressão 3D com foco na medicina veterinária. Utilizam métodos avançados de tecnologias de impressão para prototipagem rápida de dispositivos ortopédicos customizados, como cadeiras de rodas, próteses e órteses, as quais conferem mais qualidade de vida a animais deficientes.

A startup ainda realiza a impressão 3D de exames de tomografia computadorizada para planejamento cirúrgico, cursos, palestras e estudos. Veja o que Nathália Castro e Renato Maciel, Fundadores e respectivamente CTO e CEO da Pineal, acham sobre o Programa:

“A princípio, quando recebemos um convite para participar do Programa de Desenvolvimento de Negócios, achamos que não tínhamos aderência, porque não somos uma empresa de biotecnologia, mas decidimos participar porque estamos no segmento de ciências da vida. Quando fomos selecionados ficamos muito felizes, pois estávamos concorrendo com muitas startups de hard sciences, de biotecnologia aplicada.

Mesmo após a seleção, ainda ficávamos preocupados por sermos, aparentemente, os únicos que não se encaixavam na biotecnologia. Pensávamos se os conteúdos teriam aderência com nosso negócio, se teríamos uma mentoria que realmente atendesse nossas necessidades. Afinal de contas, não somos cientistas e estávamos desenvolvendo um negócio inovador, que ainda não existia.

Mas sentimos que a equipe de aceleração mergulhou no nosso mundo pra nos ajudar a desenvolver o negócio. Nós tínhamos uma percepção da nossa própria empresa e hoje ela é totalmente diferente. Acreditamos que subimos um degrau e os degraus abaixo ficaram obsoletos. Chegamos a um momento em que o que foi estruturado lá atrás não vale mais. Isso mostra claramente a nossa evolução.

O investimento financeiro também foi importante pra essa evolução. Éramos uma startup de garagem, por assim dizer, e o recurso nos possibilitou vários desenvolvimentos, como estruturar a parte física da empresa e aumentar a equipe, por exemplo.

Podemos falar que o Programa de Desenvolvimento de Negócios é essencial para o desenvolvimento da estruturação de uma startup.”

 

Quantis

A Quantis é uma startup voltada para a biofabricação de insumos de alto valor agregado, tendo a biompressão e a engenharia genética como tecnologias principais. O primeiro destes insumos é o colágeno tipo 1 idêntico ao humano. Veja a opinião de Janaína Dernowsek, Fundadora e CEO da Quantis sobre o PDN:

Eu vejo uma aceleração e uma evolução muito significativa nos seis meses que estou participando do Programa. Por utilizar a estrutura laboratorial do BiotechTown, estamos presencialmente no hub, mas acredito que se estivéssemos participando das atividades de forma remota esta evolução seria muito semelhante.

Neste semestre o time da Quantis aumentou em quase 100% e temos muito mais conhecimento para modificar os pontos que ainda precisam evoluir. A equipe de aceleração é muito próxima das startups e as mentorias nos permitiram entender nossos gargalos e realmente melhorar nossos processos. Eu acredito que existe um cuidado dos mentores do BiotechTown em entender nossas dificuldades para nos ajudar, é bem evidente isso.

A cada nova semana, estamos mais preparados em apresentar nossas necessidades e o time de aceleração do BiotechTown está mais preparado para nos auxiliar como precisamos. É um trabalho em conjunto que tem dado muito certo.

Além disso, o networking do BiotechTown viabilizou a conquista do terceiro investimento da Quantis e a estrutura do hub tem sido muito importante para o processo tecnológico da nossa empresa. Estamos utilizando o Open Lab e tivemos um avanço muito grande na produção e na gestão de qualidade, além dos conhecimentos técnicos envolvidos na nossa tecnologia que adquirimos.”

 

Quer saber mais sobre o Programa de Desenvolvimento de Negócios? Acesse inscrevasuastartup.com

 

Compartilhe este post:


Receba nossos materiais

Para receber informações e novidades sobre o BiotechTown, escolha o assunto e cadastre seu e-mail.