BLOG

Veja como foi o Demo Day 2021
12/11/2021

Veja como foi o Demo Day 2021
12/11/2021

Evento online apresentou ao mercado as biotecnologias das startups investidas pelo hub de inovação

 

O BiotechTown realizou ontem, dia 11 de novembro, o Demo Day 2021. O evento apresentou ao mercado as startups aceleradas pelo hub nos ciclos 2020 e 2021 do Programa de Desenvolvimento de Negócio (PDN).

De soluções em tecnologia 3D para pets com deficiência a tratamentos oncológicos por meio de CAR-T, foram 11 startups realizando seus pitches e apresentando a investidores e demais players as biotecnologias que já estão impactando o mercado.

Realizado remotamente, por meio do canal do BiotechTown no Youtube, o evento contou com cerca de 370 espectadores ao vivo e o vídeo da transmissão já soma outras 500 visualizações.

O Demo Day

O evento foi conduzido pela Startup/Technology Hunter do BiotechTown, Juliana Saliba, e contou com a participação do CEO Bruno Andrade em sua abertura. O CEO citou a importância do PDN e do evento em si para o ecossistema de inovação, além de agradecer aos parceiros que possibilitaram a realização do Demo Day: Ashland, BR Angels, Datamed e Thermo Fisher Scientifc.

Apresentaram então seus pitches as startups Celluris, Cepha Biotech, Eye Connect, ImunoTera, Kimera Biotech, Microbiote, Phast, Pineal Tecnologias 3D, Quantis, Recombine Biotech e Ziel.

O evento foi finalizado com a participação da Head de Aceleração do BiotechTown, Ana Marcatto, que reforçou todo o árduo trabalho da equipe do BiotechTown e dos empreendedores para que este momento chegasse com sucesso e estabilidade.

Para a Head de Aceleração do BiotechTown, o Demo Day foi excelente: “A qualidade dos pitches foi sensacional e refletiu muito bem a qualidade das empresas pós-aceleração. Além disso, os resultados apresentados consolidam cada vez mais o papel do BiotechTown no ecossistema de inovação e traz a atenção para a importância de investimentos no setor de biotecnologia”, afirma.

 

Veja o evento em sua íntegra:

 

Rodadas de Negócios

Na parte da tarde, as startups disponibilizaram suas agendas para realizar uma rodada de negócio com investidores e demais players que tivessem interesse em se conectar com as empresas.

O CEO do BiotechTown, Bruno Andrade explica que a Rodada de Negócios é a coerência do trabalho realizado: “O BiotechTown, como um hub de inovação, busca a conexão entre os bons empreendedores, as boas ideias e os investidores que buscam investir startups. E para exemplificar, nós também investimos nestas startups, demonstrando a confiança nos negócios que buscamos e selecionamos”, afirma.

Apoiadas pela equipe de aceleração do BiotechTown, as startups realizaram 31 reuniões e iniciaram a viabilização de novos caminhos para seus negócios.

A expectativa do BiotechTown, segundo a Head de Aceleração, é que a rodada seja proveitosa: “A gente espera que as startups consigam prospectar tanto recursos quanto bons parceiros, para que elas possam superar alguns obstáculos que ainda existem, sejam aspectos regulatórios, de fabricação ou de investimento”, comenta.

 

Premiações

Para reconhecer ainda mais as startups que se destacaram durante os 12 meses de aceleração, o BiotechTown premiou os empreendedores em 4 categorias: Empreendedor Mais Participativo, Startup Destaque, Startup Mais Atrativa, e Melhor Pitch.

Realizada no momento de entrega de placas e certificados de conclusão do Programa de Desenvolvimento de Negócios, a premiação foi entregue pelo time de aceleração e pelo CEO do BiotechTown.

Empreendedor Mais Participativo

A categoria elegeu o empreendedor que participou com mais afinco das atividades propostas pela equipe do BiotechTown, além de ser proativo na comunicação com o hub. A vencedora da categoria foi a empreendedora Mayb Andrade, da Kimera Biotecnologia.

Startup Destaque

Premiando a startup que mais evoluiu durante a aceleração, a categoria levou em consideração não necessariamente a startup em estágio mais avançado, mas a que mais transpôs barreiras. A vencedora foi a Pineal Tecnologias 3D.

Startup Mais Atrativa

A terceira premiação foi entregue à startup que mais chamou à atenção de investidores durante o Programa de Desenvolvimento de Negócios. Em uma disputa muito acirrada, a vencedora foi a Kimera Biotecnologia.

Melhor Pitch

Para finalizar as premiações da noite, a equipe do BiotechTown como um todo votou e, avaliando critérios como pontualidade, organização, proposta de valor e postura do apresentador, elegeu o melhor pitch do Demo Day 2021. A startup vencedora foi a Recombine Biotech, que foi representada pelo Greyson Capobiango.

Mayb Andrade, vencedora de dois dos quatro prêmios da noite, fala sobre o reconhecimento: “A dupla premiação foi uma linda surpresa para completar o Demo Day, que coroou um esplêndido trabalho da equipe do BiotechTown e de todos os empreendedores. Eu sou muito grata ao BiotechTown por todo o aprendizado e pelo convívio, mesmo que online, que não nos deixa desistir do nosso sonho“, declara.

 

Próximos passos

Finalizada a etapa de aceleração, as startups não deixam de ter o apoio do BiotechTown, como em programas de aceleração comuns.

Não há mais, a partir de agora, mentorias mensais ou suporte hands-on da equipe de aceleração, mas as empresas contam com o apoio do BiotechTown para realização de novas conexões e na gestão de seu portfólio, além de terem acesso facilitado às estruturas laboratorial e de produção do hub de inovação.

A Diretora Executiva de Pesquisa e Desenvolvimento da Celluris, Patrícia Rozenchan, finalizou a aceleração no fim de 2020 e, portanto, está há cerca de um ano participando da etapa de pós-aceleração. Para ela, a etapa é tão importante quanto a aceleração em si: “Para mim tem sido, assim como foi a aceleração, de muita valia, porque o empreendedor fica um pouco sozinho em alguns momentos e pode contar com o suporte do BiotechTown para auxiliar com visões estratégicas, até em tomadas de decisão”, explica.

Esta etapa pós-aceleração, chamada de bioFELLOW, acontece até que haja um exit por parte do BiotechTown, ou seja, que o hub deixe de ser um investidor da startup.

 

Acompanhe o BiotechTown nas redes sociais para acompanhar as novidades sobre estas e outras startups importantes no cenário de biotecnologia e, para conhecer a fundo as empresas investidas pelo hub de inovação, acesse o portfólio de startups.

 



Receba nossos materiais

Para receber informações e novidades sobre o BiotechTown, escolha o assunto e cadastre seu e-mail.