BiotechTown realiza evento para abordar as tendências da Medicina Personalizada
10/06/2022

BiotechTown realiza evento para abordar as tendências da Medicina Personalizada
10/06/2022

Evento debateu as principais novidades no assunto, também conhecido como Medicina de Precisão

 

Aconteceu ontem, dia 9 de junho, no BiotechTown, o evento “Medicina Personalizada: novidades e tendências”, ministrado pela Dra. Juliana Carneiro Garcia, Diretora Técnica do Laboratório Personal e especialista em Genética Molecular.

O evento abordou as principais novidades em Medicina Personalizada, incluindo os assuntos tratados na reunião anual da ASCO (American Society of Clinical Oncology, ou Sociedade Americana de Oncologia Clínica, em uma tradução livre), que aconteceu ainda nesta semana, de 3 a 7 de junho.

Para a Doutora Juliana, é essencial realizar eventos como este: “É superimportante que este tema seja discutido amplamente, porque é uma forma de tratamento que já chegou para as pessoas. Ela ainda não é acessível a todo mundo, mas está se tornando cada vez mais. Também é muito enriquecedor ter um debate tão grande em relação a este tema, porque a gente troca informação, aprende, conhece pessoas e vê novas perspectivas. A discussão ainda nos ensina mais sobre o tema e nos mostra que já é uma realidade que está sendo aplicada em laboratório e têm pacientes reais que estão se beneficiando deste tratamento”, explica.

A especialista ainda destrinchou temas como biópsia líquida, microbioma, farmacogenômica e nutrigenômica, detalhando a aplicação e as possibilidades de cada um, além de falar sobre os desafios e as tendências do setor.

Um dos participantes do evento, o Dr. Alexandre Veloso, médico e Vice-Presidente de Digital Health da Sucesu Minas, reforçou a importância da Medicina Personalizada e a crescente aceitação médica sobre o tema: “Hoje a Medicina Personalizada ainda está em uma fase de descobrimento, mas sem dúvida já é uma realidade e vai ser de grande apoio, porque vai permitir análises preditivas, um melhor conhecimento sobre as perspectivas de adoecimento da população, mas antes que a população adoeça.

Além disso, é um componente muito importante para chegar a um tratamento mais adequado, com doses mais bem-indicadas, medicamentos de melhor escolha, com maior eficácia para o paciente em questão. É um caminho que começou e não tem volta, vai progredir cada vez mais”, afirma.

A doutora Juliana Carneiro ainda apresentou dados e explicou que a Medicina Personalizada busca encontrar o melhor tratamento específico para cada paciente, por meio de seu perfil genético, e por isso não é mais a medicina do futuro, mas sim do presente.

De acordo com ela, este tipo de tratamento está em evolução: “A Medicina Personalizada está se estabelecendo cada vez mais como uma medicina terapêutica, mas o seu grande foco é que a gente consiga antever algumas doenças, fazer tratamento antecipado, sabendo com mais precisão o risco de que uma doença se desenvolva e, consequentemente, frear esta manifestação desta doença o mais rápido possível. E a gente espera que isso seja cada vez mais rotineiro dentro de um diagnóstico clínico”, declara.

 

Juliana Garcia Carneiro

A palestrante, Juliana Garcia Carneiro, possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Especialização em Microbiologia pela PUC-MG, Mestrado em Genética pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutorado em Farmacologia Bioquímica e Molecular também pela UFMG, com período de Doutorado sanduíche na Yale University (EUA). Atualmente, Juliana é Diretora Científica do Laboratório Personal.

 

O BiotechTown

O BiotechTown é um hub de inovação voltado para o desenvolvimento de empresas, produtos e negócios nas áreas de Biotecnologia e Ciências da Vida. Com o propósito de viabilizar a criação de soluções que cheguem à vida das pessoas, o BiotechTown busca conectar empreendedores, pesquisadores, empresas, startups e demais players do ecossistema.

Além acelerar e investir em startups do segmento de biotecnologia e ciências da vida, o BiotechTown disponibiliza ao mercado o Open Lab, infraestrutura laboratorial de ponta para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nos setores de biotecnologia e ciências da vida, e o CMO, planta produtiva de itens para diagnóstico in vitro.

 

Na sua missão de viabilizar a criação de soluções que cheguem à vida das pessoas, o BiotechTown continuará promovendo eventos presenciais ao longo do ano, para diversos públicos. Acompanhe as redes sociais do hub de inovação em biotecnologia e ciências da vida para ficar por dentro das novidades.

 



Receba nossos materiais

Para receber informações e novidades sobre o BiotechTown, escolha o assunto e cadastre seu e-mail.