BLOG

Evento analisa o desenvolvimento de vacinas em Minas Gerais
16/06/2021

Evento analisa o desenvolvimento de vacinas em Minas Gerais
16/06/2021

O evento, promovido pelo BiotechTown e pelo CT Vacinas, aconteceu nesta terça-feira e abordou a importância de Alianças Universidade-Empresa no desenvolvimento de vacinas

 

Com a pandemia da Covid-19, o desenvolvimento tecnológico é cada vez mais importante para a sociedade e as alianças estratégicas entre academia e mercado se mostraram especialmente necessárias neste contexto.

Com base nessa premissa, o CT Vacinas e o BiotechTown realizaram o evento “Enfrentamento à Covid-19: Alianças Universidade-Empresa para o desenvolvimento de vacinas”, com o intuito de abordar, sob um olhar técnico/científico, temas importantes na produção de vacinas e o seu impacto na sociedade.

Realizado de forma online e gratuita, o evento contou com a participação do Vice-Governador de Minas Gerais, Paulo Brant, do CEO do BiotechTown, Bruno Andrade, dos coordenadores do CT Vacinas e Professores da Universidade Federal Minas Gerais, Ricardo Gazinelli e Santuza Teixeira, e o Secretário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcelo Morales.

Veja como foi a participação de cada palestrante:

Paulo Brant

O Vice-Governador do estado de Minas Gerais fez a abertura do evento ressaltando a importância dos setores acadêmico e empresarial e da aliança entre eles, além de enfatizar o papel do Governo que, segundo ele, deve ser de gerar sinergia e conexões para o avanço do desenvolvimento de vacinas.

 

Bruno Andrade

CEO do BiotechTown, Bruno Andrade apresentou ao público o hub de inovação e as possibilidades que parcerias Universidade-Empresa podem trazer ao ecossistema de biotecnologia. No caso da parceria entre BiotechTown e CT Vacinas, Bruno deu ênfase à autossuficiência biotecnológica que as estruturas complementares das partes podem criar ao se unirem.

O CEO ainda divulgou as ações do BiotechTown e das startups por ele investidas no combate à pandemia da Covid-19.

 

Santuza Teixeira

A Professora Dra. Santuza Teixeira fez a apresentação do CT Vacinas ao público, explicando o papel do Centro no ecossistema de saúde, desde a criação da Rede de Vacinas do Instituto Milênio, em 2005, até a integração do CT Vacinas à Rede Vírus do Ministério da Ciência, Inovação e Tecnologia e a parceria com o BiotechTown, em 2020.

A Vice-Coordenadora aproveitou para reafirmar a importância do CT Vacinas no desenvolvimento de vacinas e kits diagnósticos, já tendo realizado mais de 14 mil testes moleculares.

Por fim, a Dra. Santuza apresentou o projeto de expansão do CT Vacinas para aumentar a autonomia do Centro na produção de vacinas.

 

Ricardo Gazzinelli

O Professor Dr. Ricardo Gazzinelli apresentou, sob um olhar científico, detalhes da vacina contra a Covid-19 que está sendo desenvolvida pelo CT Vacinas em parceria com a Fiocruz, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Além da parte teórica do desenvolvimento, o Professor apresentou as opções de neutralização do vírus, o efeito desejado dentro do organismo e mostrou resultados de testes que já foram efetuados em camundongos.

Para finalizar sua participação, o Coordenador do CT Vacinas apresentou a linha do tempo de produção da vacina, apresentando os prazos expectados para a execução dos testes finais da vacina e a sua produção em escala industrial.

 

Marcelo Morales

O Secretário de Estado de Políticas para Formação e Ações Estratégicas falou sobre as ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para o enfrentamento à Covid-19, incluindo o papel do MCTI na produção de vacinas, desde a pesquisa da tecnologia e a produção de insumos até o envasamento da vacina.

O Dr. Marcelo Morales ainda destrinchou todas as estratégias de combate à pandemia elaboradas pela Rede Vírus, comitê que reúne especialistas, representantes de governo, agências de fomento do MCTI, centros de pesquisa e universidades com o objetivo de integrar iniciativas em combate a viroses emergentes.

Morales ainda apresentou os projetos de vacinas apoiados pelo MCTI e ainda evidenciou a importância do CT Vacinas, apresentando a UFMG como a maior produtora de kits diagnósticos no território nacional.

 

Não conseguiu acompanhar o evento ao vivo? O assista na íntegra abaixo.

 

 



Receba nossos materiais

Para receber informações e novidades sobre o BiotechTown, escolha o assunto e cadastre seu e-mail.