BLOG

Parcerias fortalecem o ecossistema de inovação em biotecnologia
13/07/2021

Parcerias BiotechTown

Parcerias fortalecem o ecossistema de inovação em biotecnologia
13/07/2021

Por meio de suas parcerias, players viabilizam o avanço do ecossistema de inovação em biotecnologia

 

Um ecossistema é formado por diversos atores: empresas, hubs, aceleradoras de negócios, startups, empreendedores, pesquisadores… Cada um com um papel diferente e sua devida importância. Portanto, é imprescindível que haja relacionamento entre estes atores para que o ecossistema funcione como um todo e o desenvolvimento aconteça.

O BiotechTown, como um hub de inovação especializado em biotecnologia e ciências da vida, tem como um de seus propósitos fomentar estes relacionamentos, criando oportunidades e conectando os atores uns aos outros.

O BiotechTown se utiliza do seu portfólio de serviços, das suas infraestruturas – produtiva (CMO) e laboratorial (Open Lab) – e da sua expertise em acelerar e investir em bionegócios para contribuir com o fomento do ecossistema. O ambiente físico do hub, com salas de reunião e coworking, também fortalece este objetivo de criar sinergia entre players, viabilizando novas conexões.

Um importante meio de se apoiar demais atores do ecossistema é justamente por meio de parcerias que tragam vantagens e impactem positivamente a atuação de outros projetos e iniciativas. Confira algumas dessas parcerias efetivadas pelo BiotechTown que têm recebido destaque:

 

CT-Vacinas

O CT-Vacinas é um centro de pesquisas em biotecnologia, referência nacional no desenvolvimento de novas tecnologias ligadas à produção de kits de diagnósticos e vacinas. Resultado de uma parceria estabelecida entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Instituto René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Minas) e o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), o centro abriga os pesquisadores destes órgãos que se destacam em contexto nacional e internacional.

A parceria entre o CT-Vacinas e o BiotechTown visa estabelecer uma atuação integrada que tem a proposta de levar novas soluções ao mercado, aliando estruturas laboratoriais e de produção a conhecimento e competências científicas das duas instituições. A união das competências em recursos humanos e infraestrutura pretende contribuir para sanar os desafios e os gaps tecnológicos e de mercado das startups e das empresas que estão, de alguma forma, ligadas ao BiotechTown e ao CT-Vacinas.

 

Thermo Fisher Scientific

O BiotechTown tem firmada uma parceria estratégica com a Thermo Fisher Scientific, referência mundial em instrumentação científica, com o objetivo de compartilhar conhecimento científico, reunir esforços para incentivar a cultura de inovação e fomentar empresas nos segmentos de Ciências da Vida, Biotecnologia e Medicina de Precisão.

O hub de inovação conta, em suas infraestruturas de Open Lab e CMO, com a tecnologia dos equipamentos Thermo Fisher Scientific, garantindo estruturas completas e modernas. Além disso, as duas empresas trabalham em conjunto na elaboração de conteúdo de valor para o setor.

 

Anbiotec Brasil

A Anbiotec Brasil é a Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia e de Ciências da Vida, que reúne atualmente mais de cem empresas do setor.

A cooperação entre a Anbiotec e o BiotechTown se dá por meio da promoção de ações e eventos em conjunto, visando o fortalecimento da Associação e de seus associados e o desenvolvimento estratégico e técnico das unidades do BiotechTown.

Além disso, a parceria envolve a concessão de descontos pelo BiotechTown aos associados da Anbiotec na utilização da sua infraestrutura e da participação do BiotechTown nos comitês e fóruns de discussão em diversos temas organizados pela Anbiotec.

 

Alvarez & Marsal

A Alvarez & Marsal (A&M) é uma empresa global de gestão corporativa e assessoria judicial. Em 2020, a empresa criou o Next A&M, Fundo de Corporate Venture Capital com objetivo de investir em startups em estágio inicial.

A parceria firmada entre a A&M e o BiotechTown, prevê a participação da A&M nas edições do Programa de Desenvolvimento de Negócios do BiotechTown, nas etapas de seleção, e também viabiliza à A&M a oportunidade de investimento nos projetos selecionados, de forma individual ou em conjunto com o BiotechTown.

 

BR Angels

O BR Angels é uma associação privada sem fins lucrativos com o propósito de promover o desenvolvimento de startups. Formado em 2019, o BR Angels é composto por mais de 150 empreendedores e CEOs de importantes empresas que, além de capital financeiro, entregam capital intelectual, valorizando, sobretudo, o conceito de Smart Money.

A parceria prevê possíveis coinvestimentos em startups selecionadas para o Programa de Desenvolvimento de Negócios, além da participação de uma parte em consultorias e mentorias promovidas pela outra.

 

G2 Capital

A G2 Capital é uma empresa cuja atividade principal é o investimento privado pré-ssed e seed money em startups do Brasil e do exterior.

A parceria entre a G2 Capital e o BiotechTown possibilita a participação mútua em etapas de seleção de seus programas de aceleração e a indicação de startups de seus portfólios uma à outra, além do investimento conjunto em startups, dobrando assim o ticket médio.

 

Saúde Global

A Saúde Global é uma empresa de consultoria em gestão estratégica, assistencial, operacional e financeira para o setor de saúde em geral.

A parceria prevê o investimento conjunto em empresas aprovadas para participar do Programa de Desenvolvimento de Negócios do BiotechTown.

 

State

O State é um hub de inovação, sediado na cidade de São Paulo, que se baseia em três pilares para fomentar a inovação: Ciência, Cidades e Criatividade, abrigando em seu espaço empresas de deep tech, hard science e economia criativa.

A parceria entre os dois hubs vislumbra a multiplicação de conexões entre atores de suas redes e de seus ecossistemas e a construção de projetos em parceria, com o objetivo de fomentar os negócios residentes e o setor de forma geral.

 

BH-TEC

O Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) é um agente de desenvolvimento tecnológico e de conexões de negócios de base científica-tecnológica que abriga em sua estrutura empresas, que se dedicam a investigar e produzir novas tecnologias, e centros públicos e privados de Pesquisa & Desenvolvimento.

A parceria entre o BH-TEC e o BiotechTown tem o objetivo de promover a interação e a troca de experiências e conhecimento técnico e de mercado, de fomentar a cultura e o ecossistema mineiro de inovação e implementar ações e projetos na temática de Biotecnologia e Ciências da Vida, voltados para o desenvolvimento do empreendedorismo de base tecnológica e à geração de novos bionegócios.

 

Duo Global

Com uma forte experiência de atuação em projetos internacionais, a Duo Global presta serviços de consultoria e estruturação na internacionalização de empresas, tanto para instituições brasileiras que queiram atuar no exterior quanto para entidades internacionais que queiram atuar no Brasil.

A parceria tem o intuito de potencializar os recursos necessários à criação e ao desenvolvimento de novos negócios no setor de Biotecnologia e Ciências da Vida, já vislumbrando mercados internacionais.

 

Câmara de Comércio Índia Brasil

A Câmara de Comércio Índia Brasil é uma organização privada sem fins lucrativos que trabalha para promover as relações comerciais e culturais entre a Índia e o Brasil. Seu principal objetivo é auxiliar empresas indianas e brasileiras a desenvolverem negócios e cumprirem seus objetivos nos respectivos mercados-alvo, atuando como uma plataforma de comunicação entre os dois países.

Além disso, a Câmara viabiliza soluções estratégicas customizadas para os objetivos das organizações que geram e identificam oportunidades de negócios, oferecendo plataformas para expandir as conexões apoiadas pela Embaixada do Brasil na Índia, Embaixada da Índia no Brasil e Consulados nos dois países.

A parceria estabelecida entre a Câmara de Comércio Índia Brasil e o BiotechTown prevê o apoio das instituições a indivíduos, instituições e organizações a se conectarem, fomentando novas conexões entre empresas brasileiras e indianas. Esta parceria é um novo caminho para o estabelecimento de negócios brasileiros na Índia e vice-versa.

 

 

Instituto Caldeira

O Instituto Caldeira é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade a promoção da inovação no estado do Rio Grande do Sul por meio da educação, da pesquisa e do desenvolvimento científico e tecnológico.

A parceria busca aplicar esforços de articulação das competências, experiências e conexões do BiotechTown e do Caldeira, a fim de potencializar os recursos necessários à criação e ao desenvolvimento de novos negócios no setor de Biotecnologia e Ciências da Vida.

 

Quer saber mais sobre os benefícios de ser um parceiro do BiotechTown? Acesse nossa página de parceiros e saiba mais.

 

Compartilhe este post:


Receba nossos materiais

Para receber informações e novidades sobre o BiotechTown, escolha o assunto e cadastre seu e-mail.