BLOG

BiotechTown e CT-Vacinas firmam parceria em prol da promoção da pesquisa e da inovação

BiotechTown e CT-Vacinas firmam parceria em prol da promoção da pesquisa e da inovação

Parceria viabiliza uma nova frente de combate à Covid-19 em Minas Gerais, possibilitando novas soluções em vacinas e kits de diagnóstico 

 

Em um momento onde a ciência, especificamente a produção de vacinas e diagnósticos, se mostra tão importante, o BiotechTown e o CT-Vacinas assinaram uma parceria estratégica que visa estabelecer uma atuação integrada, ampliando as capacidades produtiva e de pesquisa e desenvolvimento de cada instituição. Esta parceria concretiza uma nova frente de combate à Covid-19 no estado de Minas Gerais, viabilizando a produção de kits de diagnósticos, o desenvolvimento de vacinas e a solução de gargalos tecnológicos que se apresentam às empresas do ecossistema de Biotecnologia e Ciências da Vida.

 

Benefícios da parceria

A proposta de valor da parceria é levar novas soluções ao mercado, aliando estruturas laboratoriais e de produção a conhecimento e competências científicas. A união das excelências intelectuais e das infraestruturas desses dois parceiros irá viabilizar maiores possibilidades de sanar os gaps das startups e empresas que estão, de alguma forma, ligadas ao hub BiotechTown e ao centro de pesquisas CT-Vacinas.

Bruno Andrade, CEO do BiotechTown, afirma que o resultado da parceria será traduzido em benefício direto à vida das pessoas: “Esta parceria resultará em um avanço científico e tecnológico muito mais robusto e ágil que poderá ser mensurada pelo incremento na longevidade e cuidado com a vida das pessoas”, descreve Bruno.

O CEO ainda conta que este avanço está totalmente relacionado ao propósito do hub: “O propósito do BiotechTown é literalmente acelerar o desenvolvimento de soluções e negócios em biotecnologia e ciências da vida para melhorar a vida das pessoas. E é justamente isso que queremos com essa parceria, gerar mais qualidade de vida e saúde para a sociedade”, garante.

 

Parceria BiotechTown + CT-Vacinas

Os representantes do CT-Vacinas, Professor Flávio Guimarães e Professora Santuza Teixeira, ao lado do CEO do BiotechTown, Bruno Andrade, formalizando a parceria

 

Além de promover maior poder de desenvolvimento e de produção, essa parceria prevê um novo canal de apoio no caminho da inovação da academia até o mercado, possibilitando a geração de novos negócios com acesso a recursos para pesquisadores e empresas.

O Doutor Flávio Guimarães da Fonseca, Professor de Microbiologia na UFMG, Presidente da Sociedade Brasileira de Virologia e Pesquisador Associado do CT-Vacinas acredita que as instituições um mesmo objetivo: “O CTVacinas e o BiotechTown representam duas fantásticas iniciativas disruptivas que objetivam o desenvolvimento e a autossuficiência biotecnológica, cada qual em sua especialidade, destaca.

O Professor ainda conta que a parceria é natural e indica resultados incríveis: “As duas instituições são absolutamente complementares e a realização desta parceria não poderia acontecer de forma mais natural. O resultado do acordo gera expectativas extremamente positivas e a certeza de seu sucesso“, declara.

 

O que é o CT-Vacinas

Referência nacional no setor, o CT-Vacinas é um centro de pesquisas em biotecnologia, voltado para o desenvolvimento de novas tecnologias ligadas à produção de kits de diagnósticos e vacinas. Resultado de uma parceria estabelecida entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Instituto René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Minas) e o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), o centro abriga os pesquisadores destes órgãos que se destacam em contexto nacional e internacional.

Entre as principais frentes de atuações técnicas do CT-Vacinas, estão a produção de imunobiológicos, o desenvolvimento e prototipagem de testes de diagnósticos e vacinas, incluindo as etapas iniciais de identificação de alvos por meio de análises genômicas, transcriptômicas e proteômicas.

Recentemente o centro firmou parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), envolvendo a UFMG e o governo de Minas Gerais para acelerar a produção de uma nova vacina nacional para Covid-19.

 

O que é o BiotechTown

O BiotechTown é um hub de inovação em Biotecnologia e Ciências da Vida que acelera o desenvolvimento de soluções e negócios, possibilitando o seu acesso pela população.

Com estruturas recém-inauguradas de laboratório compartilhado (Open Lab) e planta para fabricação de produtos para a saúde (CMO), o hub se destaca pelos 850m² de área técnica licenciada, que podem ser utilizadas a custos previsíveis e com processos flexíveis e ágeis.

Além disso, o BiotechTown possui expertise aplicada na estruturação e desenvolvimento sustentável de bionegócios, tendo investido e acelerado até o momento 21 startups, somando mais de R$5.4 milhões aplicados no setor.

 

Quer saber mais sobre as iniciativas para desenvolver a pesquisa e a inovação? Assine a nossa newsletter:

    Compartilhe este post:


    Receba nossos materiais

    Para receber informações e novidades sobre o BiotechTown, escolha o assunto e cadastre seu e-mail.