15 jun Liofilização: o que é e para que serve
15/06/2022
Entenda o que é a liofilização, também conhecida como criodesidratação ou criosecagem, e quais os benefícios de produtos liofilizados
A liofilização é um processo de sublimação da água de um determinado produto, ou seja, que faz com que a água congelada vá direto do estado sólido para o gasoso, sem passar pelo líquido. Também é chamada de processo nobre da desidratação, por ser o que existe de mais tecnológico neste procedimento.
Este processo permite que toda – ou praticamente toda – a água presente em um meio seja removida, sem que este item perca suas propriedades, diferentemente de processos de secagem por calor ou por ar, por exemplo, que alteram a estrutura do produto.
A liofilização é um procedimento comum na produção de produtos biológicos e fármacos, como kits de diagnósticos e medicamentos, e de alguns alimentos.
Além de aplicada em processos produtivos, a liofilização também pode ser utilizada para transporte e armazenamento de alimentos e outros produtos, uma vez que a remoção de água reduz significativamente o peso e aumenta o tempo de conservação dos itens, podendo dispensar o uso de conservantes ou de cadeia fria na logística.
Um produto liofilizado por retornar ao seu estado original, bastando simplesmente adicionar a ele a quantidade de água que foi removida no processo. Para alguns alimentos basta colocá-los na boca e a própria saliva é o suficiente para umedecê-los.
Processo de liofilização
O passo a passo de um procedimento de liofilização é geralmente igual, mas é importante lembrar que as especificidades do processo serão diferentes para cada tipo de produto, uma vez que respondem a fatores como quantidade de água na formulação, tamanho, peso, resistência, etc.
No geral, são apenas dois passos: o primeiro é diminuir a temperatura do ambiente até que a água se congele por completo, formando pequenos cristais. Esta temperatura varia de acordo com o item, mas normalmente chega a -50ºC.
A segunda etapa é colocar os produtos congelados em uma câmara à vácuo, com pressão abaixo de 500mmHg (milímetros de mercúrio) até que a água sublime. Este processo é feito em ciclos que duram 24h ou 48h. Itens que se liofilizam com mais facilidade demandam um ciclo de 24h, enquanto aqueles que têm mais lentidão no processo podem durar até dois ciclos de 48h.
Em alguns casos pode ser utilizado um leve aquecimento para auxiliar o processo, tendo controle de temperatura e pressão para que os cristais de gelo evaporam sem romper as estruturas moleculares.
Após a liofilização, os produtos se tornam extremamente higroscópicos, ou seja, absorvem água muita facilidade, inclusive a umidade natural do ambiente. Portanto, necessitam de muito cuidado ao serem manuseados.
Liofilização na produção biotecnológica
O BiotechTown utiliza em seus processos um liofilizador com capacidade de temperatura até -55ºC, com sistema de aquecimento com controlador digital de temperatura e fechamento de frascos sob vácuo ou gás inerte. A liofilização pode ser executada tanto no Open Lab quanto no CMO.
No Open Lab, estrutura laboratorial compartilhada, a liofilização pode ser efetuada em quaisquer materiais liofilizáveis. Nesta opção, a demanda fim é liofilização. Os exemplos são variados, como liofilização de alimentos.
O CMO, planta produtiva de itens para a saúde, também efetua a liofilização, mas somente em produtos para diagnóstico in vitro. Neste caso, a liofilização é parte de um processo, no qual o produto de origem é transformado.
Um bom exemplo de demanda de liofilização em plantas produtivas é a de soluções para controles e calibradores de equipamentos. Uma vez liofilizado, o produto apresentará tempo de estabilidade maior.
Para saber como liofilizar seus materiais no BiotechTown, entre em contato com um de nossos especialistas pelo (31) 98337-9844 ou pelo [email protected].