18 out Startups investidas pelo BiotechTown conquistam aprovações em editais e programas de desenvolvimento
18/10/2022
Veja um apanhado das últimas conquistas das startups aceleradas pelo Programa de Desenvolvimento de Negócios do BiotechTown
AIPER é selecionada nos Programas Lab Vendas XP – Startups Científicas, DeepLab Bio e Prepare to Launch
Nos últimos meses a AIPER, startup que produz pigmentos biodegradáveis com origem microbiana, foi selecionada para participar de três iniciativas distintas: o Lab Vendas XP – Startups Científicas, o DeepLab Bio e o Prepare to Launch.
O Lab Vendas XP – Startups Científicas é um programa do Sebrae-SP em parceria com a Wylinka, que tem como objetivo gerar conexões entre grandes empresas e startups de base científico-tecnológica do Estado de São Paulo.
O Deeplab Bio é um programa de aceleração tecnológica do Sebrae for Startups em parceria com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), que seleciona bionegócios para receber mentorias de pesquisadores, diagnóstico de maturidade e acesso à infraestrutura de laboratórios e equipamentos.
Por fim, o Prepare to Launch é uma iniciativa do Babson College em parceria com o Santander X que, durante 11 semanas, oferece um conteúdo programático para desenvolver as habilidades e técnicas empreendedoras necessárias para a viabilidade de startups.
Segundo Ailton Pereira, CEO da AIPER, a participação em diferentes iniciativas possibilita que a startup se desenvolva em habilidades complementares, tanto no campo científico como do ponto de vista de negócios.
“O DeepLab Bio está contribuindo para o aumento do nosso portfólio de cores de pigmentos. Antes do programa tínhamos desenvolvido apenas a cor violeta. Com a entrada no programa iniciamos os estudos com uma nova bactéria que produz três cores diferentes: rosa, laranja e vermelho. Os pesquisadores e a infraestrutura do IPT estão sendo utilizados para esse desenvolvimento, fazendo com que tenhamos a equipe de P&D da AIPER focada no processo de escalonamento da produção”, afirma Ailton.
Em relação à estruturação do negócio, “o Lab Vendas está nos capacitando com vários conteúdos de negociação e técnicas de vendas. Com o programa teremos a possibilidade de apresentar um pitch para grandes empresas interessadas em nossos biopigmentos para que os contatos iniciais possam ser estabelecidos. Já o Prepare to Launch está nos ajudando com toda a estruturação de entendimento de custos, preço de venda, networking com parceiros e demais conteúdos preparatórios para nos lançarmos no mercado”.
MicroCiclo é aprovada em etapa final do Startup Nordeste
O Startup Nordeste, iniciativa do Sebrae RN em parceria com a AVATI Aceleradora, visa fomentar e desenvolver startups baseadas na região nordeste do país e inseri-las no mercado global de inovação e tecnologia. Em sua fase inicial foram selecionados 200 negócios e, ao final, 20 startups foram escolhidas para serem impulsionadas durante seis meses.
A co-fundadora da MicroCiclo, Kamilla Silva-Barbalho representou a startup e participou das três fases do programa, garantindo o aporte financeiro em bolsas para o desenvolvimento do negócio.
Segundo Kamilla, “O Startup Nordeste é uma iniciativa inovadora do SEBRAE para fomentar sócios empreendedores. Além do recurso, o processo de aceleração do programa trouxe aprimoramento interno e network com parceiros e empreendedores regionais, fortalecendo o ecossistema de inovação ao nosso redor”.
A MicroCiclo é uma startup de base tecnológica que desenvolve soluções para eliminar contaminantes tóxicos presentes em resíduos oleosos industriais, a partir de bactérias não patogênicas e degradadoras de hidrocarbonetos do petróleo.
Nano Smart será acelerada pelo SEEDES
Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de empresas e ideias inovadoras, o SEEDES é o primeiro programa público de aceleração de startups do estado do Espírito Santo. Em 2022 foram selecionadas 30 startups que passarão por um processo de aceleração de 6 meses. Dentre elas está a Nano Smart.
A NanoSmart produz insumos para diagnóstico, biossensores, testes e equipamentos para diagnóstico. Com produtos já desenvolvidos e direcionados principalmente à verificação da qualidade do café, a Diretora Executiva da Nano Smart Ana Luiza Resende destaca que “o SEEDES poderá nos favorecer em conexões e parceiros na nossa região, principalmente pelo fato do Espírito Santo ser um grande produtor de café”.
Sobre a conquista, Ana Luiza comemora a vitória compartilhada com toda a equipe: “Ficamos muito felizes! Foram 3 etapas e estávamos em 41° lugar, mas conseguimos avançar para 18° na última etapa. Foi sensacional!”.
OncoTag é contemplada no edital RHAE CNPq
A OncoTag foi contemplada com recursos do edital do Programa de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas – RHAE, uma parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI). O objetivo do edital é apoiar projetos que visam contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico, inovação e empreendedorismo no Brasil por meio da inserção de pesquisadores em empresas inovadoras e startups.
De acordo com Letícia Braga, CEO da startup, o planejamento pela conquista do edital veio a partir de um processo de amadurecimento: “Acredito que a maturidade que a OncoTag atingiu em sua nossa jornada de anos como cientistas empreendedoras que colocou a empresa em condições de competir e em um patamar diferente de credibilidade diante dos avaliadores da chamada. Isso possibilitou essa conquista tão importante para que tenhamos novos desenvolvimentos na empresa”.
Letícia ressalta ainda como o edital será importante para os planos de desenvolvimento da startup “Nossa proposta é acelerar a conclusão do estudo multicêntrico de validação de mercado do OvarianTag e odesenvolvimento de dois novos produtos que já estão no nosso road map. Além disso, buscamos o crescimento da empresa no mercado de medicina diagnóstica com um novo modelo de negócio como uma plataforma inteligente de classificação genética dos tumores dos pacientes para apoiar decisões clínicas estratégicas no tratamento dos pacientes com câncer”.
Ziel é 3º lugar no Concurso de Jovens Inovadores
A Dra. Caroline Brunetto de Farias, CEO da Ziel Biosciences, participou do 5º Concurso de Jovens Inovadores e do 7º Fórum de Jovens Cientistas do BRICS, que aconteceu nos dias 29 de agosto a 1 de setembro, na China em Xiamen.
Caroline apresentou soluções inovadoras que buscam melhorar significativamente a vida das mulheres e a sobrevida de pacientes com câncer. Entre elas estão o SelfCervix, um autocoletor de amostras do colo do útero, e o RAPICERVIX, teste rápido para a detecção de lesões e câncer de colo de útero, também autorrealizável.
A startup concorreu com diversas outras empresas de países do bloco econômico composto por Brasil, Índia, Rússia, China e África do Sul, sendo a única startup brasileira premiada, recebendo o 3º lugar no concurso e um prêmio de US$ 10 mil.
SAIBA MAIS
Quer conhecer todas as empresas aceleradas pelo BiotechTown e as oportunidades de investimento? Acesse o portfólio de startups.
Descubra também quais foram as três iniciativas aceleradas pelo BiotechTown, que foram selecionadas pelo Programa Mulheres Inovadoras.