Programa Mulheres Inovadoras premia 3 startups aceleradas pelo BiotechTown
14/10/2022

Programa Mulheres Inovadoras premia 3 startups aceleradas pelo BiotechTown
14/10/2022

MicroCiclo, Quantis e Recombine Biotech são selecionadas na 3ª edição do Programa

 

Com o objetivo de estimular startups lideradas por mulheres e contribuir com o aumento da representatividade feminina no cenário empreendedor nacional, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) realizaram a 3ª edição do Programa Mulheres Inovadoras.

No ano de 2022, MicroCiclo, Quantis e Recombine Biotech, startups investidas e aceleradas pelo BiotechTown, foram escolhidas e premiadas com R$ 120 mil cada para o desenvolvimento de seus negócios.

O primeiro lugar geral do Programa foi conquistado pela Quantis. A startup realiza um bioprocesso inovador para fabricação de colágeno humano, utilizando os métodos mais avançados de bioimpressão e engenharia genética. Para a CEO Janaina Dernowsek fazer parte da iniciativa “Trouxe um amadurecimento e uma energia contagiante a todos que estão a nossa volta. Ganhamos mais que um prêmio, ganhamos reconhecimento, confiança para uma jornada de muito comprometimento com a inovação que vamos disseminar”.

Sobre o futuro da empresa, Janaína afirma que a vontade de entregar produtos inovadores à base de colágeno humano move a Quantis. “Hoje, estamos em um mercado já existente e maduro, mas amanhã um mundo de muita versatilidade nos espera, o mercado de biofabricação de tecidos e órgãos com nosso colágeno especial”.

Outro destaque do Programa foi a MicroCiclo, que desenvolve soluções para eliminar contaminantes tóxicos presentes em resíduos oleosos industriais a partir de bactérias não patogênicas e degradadoras de hidrocarbonetos do petróleo. Carolina Minnicelli, cofundadora, ressalta a importância que a premiação teve para toda a equipe da startup: “Receber esse reconhecimento aumenta a nossa responsabilidade e compromisso com a nossa missão. O prêmio em dinheiro irá impulsionar o desenvolvimento do nosso produto e empreendimento. Alegria, gratidão e muita garra é o que nos define nesse momento”.

Sobre a experiência dentro do Programa Mulheres Inovadoras, Carolina faz questão de destacar o coerente alinhamento entre discurso e prática: “Apesar de ser um Programa de seleção de startups, as equipes participantes, lideradas por mulheres, formaram uma rede bastante colaborativa, pois o Programa incentiva muito a sororidade, empatia, solidariedade e companheirismo entre as mulheres”.

A Recombine Biotech, responsável pelo desenvolvimento de novas soluções baseadas em tecnologia recombinante e para saúde humana e animal, também foi premiada pelo Programa. Através de uma plataforma própria, a startup atua no desenvolvimento de novas soluções em diagnósticos, vacinas e bioativos.

A co-fundadora Anna Cláudia Alves vê a sua participação como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. “Além de me capacitar como empreendedora, o Programa me tornou ainda mais sensível e madura para os desafios do empreendedorismo feminino. Tivemos muito aprendizado e muito network, acrescentando muito para as startups participantes que com certeza puderam crescer ao longo do Programa”.

SAIBA MAIS

 

Descubra também quais foram as startups investidas pelo BiotechTown, que conquistam aprovações em editais e programas de desenvolvimento nos últimos tempos.

 



Receba nossos materiais

Para receber informações e novidades sobre o BiotechTown, escolha o assunto e cadastre seu e-mail.