17 nov MicroCiclo compõe a delegação brasileira na COP 27, no Egito
17/11/2022
Startup investida pelo BiotechTown é representada pela co-fundadora Marbella da Fônseca, que apresentou suas soluções no dia 14 de novembro
A Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, ou COP 27, acontece entre os dias 6 e 18 de novembro de 2022, em Sharm El-Sheikh, no Egito. Durante o encontro, os países participantes têm se posicionado sobre ações práticas relacionadas ao cumprimento do Acordo de Paris, com destaque ao plano que define como os países ricos cumprirão meta de mobilização de US$ 100 bilhões anuais prometidos aos países emergentes. O evento também traz novamente ao debate questões sobre a adaptação climática, mitigação dos gases do efeito estufa, o impacto climático na questão financeira e a colaboração para conter o aquecimento global.
A MicroCiclo, startup acelerada pelo BiotechTown, foi convidada a integrar a delegação brasileira durante o evento. A empresa é especializada na seleção de bactérias para compor misturas que degradam os resíduos industriais e desenvolveu uma estratégia para, a partir de uma amostra ambiental, cultivar bactérias específicas para realizar o trabalho de biorremediação.
O convite para participar da COP27 surgiu a partir do programa Catalisa-ICT, uma iniciativa articulada pelo Sebrae da qual a MicroCiclo faz parte. A partir de um espaço dedicado no estande brasileiro, o Sebrae apresentou a startup como um dos cases de parceiros e pequenos negócios de sucesso.
Representada pela co-fundadora Marbella Fônseca, a startup norte-rio-grandense apresentou no dia 14 de novembro uma palestra sobre suas soluções tidas como “tecnologia verde” por possibilitar a reutilização de resíduos a partir da remoção do óleo presente no efluente industrial.
Para Marbella, “foi uma experiência incrível divulgar o trabalho que a Microciclo vem desenvolvendo no uso de microrganismos para a descontaminação de resíduos oleosos. A visibilidade dada pelo evento com certeza abrirá muitas portas para nosso negócio. Muitos desafios ainda estão presentes no caminho da Microciclo, desta maneira, encontrar parceiros técnicos e parceiros institucionais em eventos desta magnitude aceleram a viabilidade do negócio. Além disso, apresentar a Microciclo para um público ainda não habituado ao tema do uso de microrganismos e muitas vezes ainda não convencido do seu potencial, cria novas oportunidades e relações não antes estabelecidas e imaginadas”.
Questionada sobre como a solução oferecida pela MicroCiclo se conecta com a proposta da Conferência, a empreendedora afirma que “a COP 27 envolve os países comprometidos com o clima, e tem como tema principal a energia. A mais recente proposta de valor agregada aos nossos produtos em desenvolvimento é a possibilidade de capturar o dióxido de carbono gerado no processo de descontaminação do resíduo oleoso em biocombustível. É importante lembrar que a Microciclo também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como a ODS 6 e ODS 14 os quais fazem referência à água. Uma das propostas da Microciclo é a reutilização da água após a descontaminação promovendo a economia circular, gerando segurança hídrica para as indústrias e preservando o meio ambiente. A discussão sobre biodiversidade teve um dia especial, 16 de novembro, na COP27, e a Microciclo visa divulgar o potencial biotecnológico da biodiversidade microbiana brasileira”.
Por fim, Marbella avalia como a participação da startup vem como uma forma de reconhecimento em relação ao tipo de solução que a empresa entrega ao mercado: “Nossa solução é ambientalmente amigável e economicamente sustentável, preenchendo dois pilares essenciais dos negócios comprometidos com o meio ambiente e com a agenda global de desenvolvimento sustentável da COP27. É preciso urgentemente tomar medidas ousadas e transformadoras, e esses são alguns dos adjetivos utilizados para descrever a solução da Microciclo, baseada em microrganismos degradadores. Essa é a COP da implementação, e a Microciclo ser convida é um reconhecimento de que nossa solução é um dos caminhos para cumprirmos as metas”.
Confira na íntegra como foi a apresentação da startup durante a COP 27.
MicroCiclo
A Microciclo é uma startup de base tecnológica que desenvolve soluções para eliminar contaminantes tóxicos presentes em resíduos oleosos industriais, a partir de bactérias não patogênicas e degradadoras de hidrocarbonetos do petróleo.
Conheça as demais empresas investidas e aceleradas pelo BiotechTown no portfólio de startups.