04 jul BiotechTown realiza painel sobre empreendedorismo inovador
04/07/2022
Evento contou com cases de empreendedores que estão percorrendo o caminho da inovação há algum tempo
Na última quinta-feira, dia 30 de junho, o BiotechTown promoveu em seu auditório o evento “Empreendedorismo Inovador: cases de sucesso”, um painel sobre o cenário de inovação atual.
Com o objetivo de ensinar a novos empreendedores e demais players do ecossistema de inovação por meio de exemplos reais, incluindo sucessos e insucessos, o encontro contou com a participação Carlos Lopes, Diogo Dutra e Ricardo Cabral, empreendedores que estão trilhando o caminho da inovação há alguns anos e a mediação de Milton Nassau.
Além de compartilharem suas experiências com o público, os painelistas abordaram os principais desafios do setor, boas práticas para vencer etapas do desenvolvimento de novos negócios e interagiram com o público. Veja como foi.
Milton Nassau
Com vasta experiência no universo corporativo e como Venture Builder e investidor anjo, Milton Nassau mediou o debate e também contribuiu com sua visão do ecossistema e de como construir pontes entre empreendedores, investidores, empresas e demais players do ecossistema.
Carlos Lopes
Falando em aprender também com os erros alheios, Lopes contou como a sua primeira startup atravessou o Vale da Morte, conseguiu o primeiro lucro com nove anos de tralho e, depois de três meses e recordes de previsão financeira, acabou falindo. De acordo com o empreendedor, mesmo com o negócio encerrado o aprendizado obtido foi único e foi possível entender onde se deve ter mais atenção.
O Diretor da Fundepar também falou sobre a validação de mercado e relatou a importância da experiência do usuário e como entender este aspecto pode ser o grande diferencial para que seu produto ou serviço tenha sucesso.
Diogo Dutra
Fundador de diversos empreendimentos, como o hub CAOS Focado e a startup Quantis, acelerada e investida pelo BiotechTown, Dutra relatou a sua experiência no ecossistema de inovação e como ele trabalhou na evolução dos seus negócios com o pensamento voltado para mercado.
O Engenheiro ainda falou sobre o quão essencial é se adaptar para atingir um público cada vez conseguiram evoluir com o pensamento voltado para mercado e o quão essencial é se adaptar para atingir um público cada vez maior e mais qualificado.
Ricardo Cabral
Cabral contou sua trajetória de idas e vindas entre empreendimentos e o universo corporativo, como abriu mão de cargos importantes em empresas internacionais para focar em seus negócios e como isso contribuiu para seu entendimento de adequação ao mercado.
O Professor de Tocoginecologia e Saúde da Criança também falou sobre os detalhes da importância da criação de produtos, do ROI (retorno sobre o investimento) e da busca incansável pelo market fit.
Para Melina Castro, Agente de Inovação da Biominas, iniciativas como esta são de suma importância: “A pandemia nos trouxe um fator sem fronteiras que é muito importante para que a gente possa se relacionar com outros players do Brasil e do mundo inteiro, mas estas experiências de estar frente a frente com os empreendedores, investidores e agentes de inovação é algo muito mais completo. É um prazer estar presente neste tipo de evento.”, comenta.
Este evento fez parte da Semana Intensiva, etapa do Programa de Desenvolvimento de Negócios que concentra as principais atividades entre o time de desenvolvimento do BiotechTown e as startups aceleradas pelo hub de inovação, mas foi aberto ao público como uma forma de aumentar o networking dos empreendedores.
O BiotechTown
O BiotechTown é um hub de inovação voltado para o desenvolvimento de empresas, produtos e negócios nas áreas de Biotecnologia e Ciências da Vida. Atuando de ponta a ponta no ecossistema, o BiotechTown disponibiliza ao público estruturas de laboratório compartilhado, o Open Lab, e planta produtiva, o CMO, viabilizando o surgimento de novos produtos que cheguem até a vida das pessoas.
Com o Programa de Desenvolvimento de Negócios, acelera e investe em startups do ecossistema de biotecnologia, já somando R$10.1 milhões aplicados em bionegócios e 31 startups em seu portfólio.
Assine nossa newsletter e fique por dentro de novos eventos e das novidades do ecossistema.