
20 maio Teste para diagnóstico do vírus da Covid-19 por saliva tem participação de startup investida pelo BiotechTown
20/05/2021
A Cepha Biotech, startup que desenvolveu um teste point-of-care para a COVID-19, participou do desenvolvimento de um produto recém-lançado, o MyTest, coletor de saliva para diagnóstico da mesma doença
A Cepha Biotech, startup investida pelo BiotechTown no terceiro ciclo do Programa de Desenvolvimento de Negócios, desenvolveu um kit de diagnóstico para COVID-19 com aplicação point of care, o OmniLAMP-SARS-CoV-2 que pode ser utilizado em conjunto com o equipamento OniLamp, desenvolvido pela Visuri.. Agora, em 2021, a startup participou do desenvolvimento do MyTest, kit de autocoleta para a testagem massiva da COVID-19 criado pela Visuri e pela Labtest
Registrado na Anvisa em abril, o MyTest já está sendo comercializado pela rede Drogaria Araujo em Belo Horizonte e região metropolitana.
O OmniLAMP
Logo no início da pandemia do novo coronavírus no Brasil, em abril de 2020, a Cepha, uma spin-off da Fiocruz Minas, por meio de um trabalho conjunto com a Visuri, desenvolveu a plataforma OmniLAMP, solução para detecção de arboviroses (dengue, zika, chikungunya) e leishmaniose, composta por reagentes e um equipamento. Em seguida a solução foi adaptada para o diagnóstico da COVID-19.

OmniLAMP, primeiro dispositivo desenvolvido pela Cepha Biotech
Registrado na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no início de 2021, o kit OmniLAMP SARS-CoV-2 (IVD), é o primeiro teste molecular por RT-LAMP (Reverse transcription loop-mediated isothermal amplification) para o diagnóstico da COVID-19, com a autorização da Anvisa.
A solução OmniLAMP é portátil e oferece resultados com precisão similar à da técnica de RT-PCR – considerada padrão ouro para o diagnóstico da COVID-19 – em menos tempo, por um custo menor e necessitando de infraestrutura mínima.
O dispositivo já é utilizado em laboratórios de Belo Horizonte, em Ipatinga (MG) e nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, a Cepha e a Visuri já estão em negociações para a internacionalização do produto.
O MyTest
Após o sucesso do OmniLAMP como dispositivo point-of-care, a Visuri e a Labtest receberam uma demanda da maior rede farmacêutica de Minas Gerais, a Drogaria Araujo, para o desenvolvimento de um teste rápido para COVID-19. As empresas, com o apoio da Cepha Biotech, desenvolveram o MyTest, produto que foi aprovado pela Anvisa em abril de 2021 e já está sendo comercializado pela Araujo em Belo Horizonte e região metropolitana.
O MyTest é um kit de autocoleta para testagem da COVID-19 ideal para crianças e idosos, uma vez que é rápido e indolor, feito com amostra de saliva. A coleta da saliva pode ser feita a partir do segundo dia do primeiro sintoma e o resultado sai em até 24 horas.
Após adquirir o kit, o paciente se cadastra no site MyTest e ativa o código da etiqueta que acompanha o produto. Então, basta fazer a coleta, seguindo o guia de instruções que acompanha o kit e entregar o material em uma das farmácias que também servem como ponto de coleta. Em até 24h o exame ficará disponível para acesso no site e o paciente será avisado por uma mensagem de texto no seu telefone celular.

Confira algumas das vantagens do MyTest
A Cepha otimizou o uso das tecnologias relacionando uma à outra: a análise laboratorial das amostras de salivas coletadas com o MyTest é feita pelo OmniLAMP, que utiliza a técnica RT-LAMP. Para o Dr. Rubens do Monte, cofundador da Cepha Biotech e Pesquisador da Fiocruz, o MyTest é resultado de uma união: “Nós como cientistas, sonhamos em poder transformar o conhecimento em solução para a sociedade. Essa não é uma tarefa simples e envolve a participação de vários colaboradores dos setores público e privado. Essa união permitiu entregar ao consumidor final um teste com características exigidas pelo mercado consumidor levando em consideração conhecimentos produzidos por universidades e institutos de pesquisa”, afirma.
Quer saber mais sobre o MyTest? Acesse o site do produto e o conheça melhor.