BLOG

Semana Intensiva com startups investidas aborda estruturação e validação comercial

Semana Intensiva com startups investidas aborda estruturação e validação comercial

Com frequência mensal, a agenda de atividades tem o objetivo de preparar as startups para as próximas etapas

 

Na última semana aconteceu mais uma Semana Intensiva, parte do Programa de Desenvolvimento de Negócios que concentra as principais atividades entre o time do BiotechTown e os empreendedores das startups investidas pelo hub.

Com frequência mensal, as semanas intensivas estão acontecendo em ambiente online, como forma de prevenção à pandemia do coronavírus, mas com a mesma intensidade e entrega por ambas as partes.

 

Estruturação e validação comercial

Nesta edição, o assunto abordado com as startups foi a estruturação e a validação comercial, na qual as startups aprenderam sobre o go-to-market. A Semana Intensiva tratou temas importantes, como identificação de mercado, aspectos essenciais para conversão de venda, níveis para o funil de vendas, propostas de valor e possíveis claims para os produtos ou serviços.

Embora existam níveis de maturidades diferentes, o tema é igualmente relevante para todas as empresas, como conta o Agente de Desenvolvimento de Negócios Arthur Silva: “Esta diferença de estágio das startups é natural e implícito a qualquer programas de aceleração. Enquanto algumas delas ainda nem pensa em comercializar os produtos e vão planejar um funil de vendas, uma nova estratégia de ida ao mercado, outras já possuem a estratégia montada e terão a possibilidade de repensá-la a partir do aprendizado. Pensamos o conteúdo de uma forma muito bem planejada, para que seja amplo mas atenda às particularidades das empresas”, detalha Arthur.

Arthur Silva foi um dos responsáveis pelo conteúdo da Semana Intensiva

Além dos treinamentos e mentorias coletivas, que tratam os temas com todas as startups, a equipe do BiotechTown também realiza reuniões individuais com cada empresa, a fim de alinhar todos os detalhes sobre o assunto e ajudar a gerenciar metas.

O Business Analyst da EyeConnect, Pedro Rocha, relata sobre a importância das atividades: “O tema tratado nessa Semana Intensiva foi fundamental para este momento da EyeConnect. Com a mentoria do BiotechTown pudemos obter novas ideias para implementar nossa estratégia de crescimento. E mesmo participando de um processo que envolve outras startups, estamos recebendo apoio individualizado que trata de questões específicas da EyeConnect com bastante atenção. Certamente teremos mais facilidade em chegar ao mercado”, afirma.

 

Convidados

Além do time de Desenvolvimento de Negócios do BiotechTown, as startups contaram com a participação de dois convidados para completar a discussão com outros pontos de vista e experiências diversas: Artur Jeber, Sócio-Executivo da Butec Inovação Ilimitada e responsável pelas estratégias do ByDelta, e Fernando Kreutz, CEO da FK Biotec, que trouxe um case de sucesso da empresa relacionado ao tema.

Pedro Rocha falou também sobre a relevância das participações que o BiotechTown traz para a semana intensiva: “Nossa equipe tem se surpreendido a cada semana intensiva. Os palestrantes convidados sempre são empreendedores que já trilharam uma jornada de sucesso e trazem conteúdos técnicos ricos, com muitos insights para as startups que estão no processo de aceleração”.

A importância de apresentar diversos pontos de vista e mais experiência sobre o tema foi esclarecida por Arthur Silva: “Este processo de validação comercial é fundamental pois, por se tratar de modelo B2B (Business to Business), especialmente hard science, o nível do risco é muito maior, então uma pequena falha pode significar um grande atraso no desenvolvimento. A intenção de fomentar este conteúdo de diversas maneiras é mitigar o risco para a startup, pois existe muito mais por trás deste cenário de validação do que se imagina”, explica.

 

O Programa

O Programa de Desenvolvimento de Negócios do BiotechTown tem como objetivo ajudar as startups de Biotecnologia e Ciências da Vida a se posicionarem no mercado com sucesso e estabilidade. Atualmente na sua terceira edição, o PDN já viabilizou R$5.55 milhões em investimento e está em processo de prospecção de startups para iniciar o quarto ciclo de investimentos.

 

Quer saber mais sobre o Programa de Desenvolvimento de Negócios e as iniciativas das startups investidas pelo BiotechTown? Assine a nossa Newsletter.

    Compartilhe este post:


    Receba nossos materiais

    Para receber informações e novidades sobre o BiotechTown, escolha o assunto e cadastre seu e-mail.