
21 nov Nano Smart lança kit de teste rápido para detecção de contaminante no café
21/11/2022
Startup acelerada pelo BiotechTown apresentou sua solução durante a Semana Internacional do Café
Entre os dias 16 e 18 de novembro, aconteceu no Expominas, em Belo Horizonte, a Semana Internacional do Café (SIC). A feira, que é uma das maiores do mundo no setor, possibilitou o encontro entre profissionais que buscavam por conexões e oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro no acesso a mercados, conhecimento e negócios.

Ana Luiza Resende, CEO da Nano Smart, durante a Semana Internacional do Café
A Nano Smart, startup acelerada e investida pelo BiotechTown, marcou presença no evento com um estande e apresentou ao mercado sua mais nova solução: um kit de teste rápido capaz de detectar no café a ocratoxina A, tipo de micotoxina que apresenta alto risco à saúde humana e animal.
Para a CEO da Nano Smart Ana Luiza Resende “a Semana Internacional do Café é um evento único para a área. Não poderíamos perder esta grande oportunidade tendo-se em vista que já tínhamos nosso protótipo do kit para detecção de toxina no café. Logo, aproveitamos o evento para lançar tanto a Nano Smart quanto nosso primeiro produto”.
Questionada sobre como a solução da startup melhora a vida do consumidor final, Ana Luiza destaca: “nosso kit é de fácil manuseio, oferece resultado confiável e em tempo real. Para nossos clientes, essa solução serve como uma triagem de suma importância para controle da qualidade dos seus produtos e oportunidade de tomada de decisão imediata. Já para os consumidores dos produtos atestados sem contaminação, o intuito é ter a tranquilidade de estar consumindo um produto seguro. Nosso foco é segurança alimentar!”.
Ana falou ainda sobre o selo de qualidade criado pela Nano Smart, que se encontra em fase de modelagem de negócio. O intuito é que as marcas de café possam testar seus produtos e, estando livre de contaminantes, incluam um selo atestando que aquele lote está aprovado. Isto, por consequência, agrega valor, qualidade e credibilidade ao café da marca, além de gerar segurança ao consumidor.
O balanço ao final do evento, segundo a empreendedora, é o de uma ótima experiência, com a possibilidade de estabelecer “conexões incríveis”. “Fomos entrevistados e tivemos o estande sempre movimentado com visitas. O saldo foi super positivo e foi nossa melhor escolha”.
Nano Smart
A Nano Smart, uma startup brasileira especializada em sistemas de detecção inteligentes, desenvolveu um biossensor que detecta a presença da micotoxina ocratoxina A em tempo real, com resultados confiáveis, a baixo custo e sem a necessidade de mão de obra especializada para a análise. A leitura do resultado é realizada a partir de um aplicativo de celular, que gera laudos, relatórios individualizados e armazena informações.