BiotechTown é anfitrião em celebração dos 60 anos da Gibco
05/10/2022

BiotechTown é anfitrião em celebração dos 60 anos da Gibco
05/10/2022

Thermo Fisher Scientific celebra 6 décadas da marca em evento no hub

 

Parte de uma série de eventos globais, a Thermo Fisher Scientific realizou ontem, no BiotechTown, a celebração dos 60 anos da marca Gibco com um resgate dos momentos marcantes da cultura de células na ciência mundial.

Em uma tarde que reuniu profissionais de diversas instituições de saúde e ciência de Minas Gerais, foi realizado um minicurso com o tema “Como gerar modelos celulares mais fisiologicamente relevantes. Novas tecnologias e tendências para o futuro”, pela especialista de produtos Jenifer Nowatzki.

O minicurso apresentou formas de se otimizar o processo de cultivo celular, cultivo 3D, meios e suplementos bioquimicamente relevantes, modelos experimentais utilizando células tronco pluripotentes, silenciamento gênico X tecnologia CRISPR/Cas9 e a expressão de proteínas recombinantes.

Para Jenifer, o diferencial da Gibco se manifesta a partir de dois grandes pilares, a tradição e a inovação. “Por ser uma marca de 60 anos de mercado, as pessoas possuem confiança e acreditam que com a Gibco vai dar tudo certo. Possuímos produtos inovadores para cada nova parte da ciência: cultivo tridimensional, CRISPR, edição gênica, terapia celular. A Gibco evolui junto com a ciência e apresenta essas inovações para atender a esse mercado”.

Perguntada se o cultivo de células 3D é uma técnica que deve substituir no futuro o modelo tradicional 2D, Jenifer disse acreditar que não são técnicas que se sobrepõem: “existem situações em que a aplicação 3D faz muito mais sentido como em estudos de câncer e medicina regenerativa”. Ela explica que a célula neste contexto já se apresenta como uma estrutura tridimensional em nosso organismo, logo, faz mais sentido o uso e aplicabilidade da tecnologia 3D. Por outro lado, a cultura tradicional ainda é um modelo capaz de responder muitas questões. “O 2D ainda é um modelo que faz bastante sentido para algumas aplicações: testes de toxicidade, pesquisa básica de relação célula a célula, etc. Não é uma substituição, é uma escolha a mais que o pesquisador possui para escolher a melhor ferramenta para ser utilizada”.

Sobre como a evolução dos produtos revolucionou a vivência na bancada, Jenifer destacou a importância de soluções inovadoras que garantam conformidade, padronização e método para testar ciência, principalmente quando o cientista se propõe a fazer um experimento de testagem de hipótese, em que não é possível ter diversos tipos de variações.

“Parece não ter importância, mas a anatomia da garrafa torna a atividade mais rápida pois facilita o jeito de se pegar, de se virar, não forma gota. Às vezes pequenos detalhes fazem a diferença no dia a dia do pesquisador que está ali manipulando aquele ambiente”.

O evento contou ainda com a participação de Angélica Salles, assessora Institucional do BiotechTown, que apresentou as possibilidades de uso de cada uma das unidades do hub para o desenvolvimento de ciência. Ao fim do evento, os participantes puderam celebrar e interagir em um café no coworking do hub, além de ver de perto diversos produtos apresentados pela Gibco.

Sobre a Gibco

A Gibco oferece soluções em cultura de células, produtos para sistemas de terapia celular, produtos, serviços e recursos críticos para dar suporte a fluxos de trabalho flexíveis de células-tronco, entre outras possibilidades.

 



Receba nossos materiais

Para receber informações e novidades sobre o BiotechTown, escolha o assunto e cadastre seu e-mail.