A tecnologia 3D na revolução da medicina veterinária
02/02/2022

A tecnologia 3D na revolução da medicina veterinária
02/02/2022

Por Nathália Castro

Diferentemente de acessórios fabricados com peças adaptadas, que podem ocasionar o agravamento do quadro clínico dos animais, produtos desenvolvidos a partir da tecnologia 3D são leves, confortáveis e duráveis

 

A tecnologia 3D é um dos maiores avanços registrados na medicina veterinária nos últimos anos. Graças a essa tecnologia de impressão tridimensional, dispositivos ultra modernos e anatômicos, como cadeira de rodas e próteses, devolvem a mobilidade a animais deficientes.

Conheça neste artigo os detalhes de como a tecnologia vem transformando a vida de animais e tutores.

 

Medicina veterinária e tecnologia 3D

Surgida em 1984, nos Estados Unidos, a impressora 3D funciona imprimindo separadamente as partes do que se pretende produzir. Após esse processo, é só juntar cada um deles e ter o produto finalizado.

Contudo, o processo de impressão é precedido por um projeto cuidadosamente elaborado, utilizando softwares de engenharia específicos para essa finalidade. Depois de impressas as peças, parte-se então para a montagem e avaliação.

Vale ressaltar que o uso da tecnologia 3D na área veterinária vai além da produção dos dispositivos descritos anteriormente, sendo também utilizada para a produção de biomodelos, representações tridimensionais e táteis do exame bidimensional (2D), impressos a partir de imagens tomográficas, que permitem análises detalhadas e precisas, garantindo um planejamento cirúrgico eficiente.

Desse modo, reduz-se o tempo de cirurgia e os riscos de complicações durante o procedimento. Sem contar que esses modelos provenientes da tecnologia 3D podem ser usados em sala de aula de medicina humana e animal.

 

Dispositivos para animais especiais

A Pineal 3D,  startup voltada para a criação de dispositivos, como cadeira de rodas, próteses e órteses, em impressão 3D, tem como objetivo levar maior qualidade de vida e felicidade a animais deficientes.

Seus projetos podem ser vistos em todo o território nacional, em cachorros, gatos, patos, cavalos e outros animais que perderam o movimento ou foram amputados.

Por meio de seus diversos modelos de dispositivos, a Pineal 3D atende às mais diversas necessidades. Confira abaixo os itens disponíveis.

Cadeira de rodas frontal

Para os pets que não têm uma ou as duas patas anteriores, displasia de cotovelo, má formação anterior, déficit de propriocepção anterior ou outro fator que leva a uma deficiência ao caminhar com os membros da frente.

Geralmente, pets nessas condições mantêm a força e a mobilidade normal dos membros posteriores.

 

Cadeira de rodas traseira (ou pélvica)

Destinada a pets com deficiência nos membros posteriores. Para pets que tiveram hérnia toracolombar ou lombar, displasia coxofemural, sequela de cinomose com perda de propriocepção posterior, trauma nos membros posteriores, luxação de patela, amputação de membros posteriores, má formação ou outro fator que levou à paralisia ou fraqueza dos membros traseiros, mas mantêm a força e a mobilidade normal dos membros anteriores.

Disponível nos modelos Standard, Custom e Premium – cada um com um nível de personalização, que vai de cores, gravação de nomes, desenhos e outros detalhes. Nas cadeiras pélvicas Premium, por exemplo, pode ser feito um carro de fórmula 1 ou um carro de princesa, como o tutor desejar.

Andador 3D

Indicado para animais com problemas de locomoção nas quatro patas. Permite que o pet se estabilize na posição de 4 apoios. Também podem ser usados para passeios e para sessões de fisioterapia.

Ideal quando o pet tem 3 ou 4 membros deficientes, idade avançada, sequela de cinomose com perda total de propriocepção, problemas neurológicos, meningoencefalite, mielopatia degenerativa avançada, hérnia cervical, traumas cranianos e cervicais, ou outro fator que leva um estado geral de paralisia.

 

Próteses e órteses

Fabricadas sob medida para animais domésticos e silvestres de pequeno, médio e grande porte. Produzidas para cada paciente, atendendo sua necessidade específica, com métodos não invasivos.

Disponíveis para amputações totais e parciais, deficiências adquiridas, congênitas e deformidades ósseas.

 

Aro 3D

Dispositivo para pets com deficiência visual, protege contra colisão e dá maior liberdade e segurança ao animal.

 

 

Passo a passo da produção

É cada vez mais comum ver animais deficientes utilizando algum tipo de dispositivo, garantindo o bem-estar que eles lhe proporcionam. Isso porque, com o uso desses acessórios criados com tecnologia 3D, animais deficientes ganham maior liberdade e autonomia, bem como melhor saúde física e emocional, já que pode fazer passeios e socializar com outros animais.

O tutor também se beneficia por ver seu pet mais feliz e saudável e, ainda, porque o dispositivo o ajuda em sua rotina com o animal, como por exemplo no momento de fazer suas necessidades fisiológicas.

Mas como são fabricadas as cadeiras de rodas e próteses para animais deficientes? Veja o passo a passo utilizado na Pineal 3D, startup que utiliza a tecnologia 3D na medicina veterinária.

1. Avaliação do quadro clínico

Nesta primeira etapa o animal é criteriosamente avaliado por um médico veterinário da equipe da Pineal 3D para entender suas condições e definir qual o dispositivo ideal para suas necessidades e características. São analisadas a deficiência, a biomecânica e a melhor forma de trazer qualidade de vida ao pet, associando o conforto e a eficiência do dispositivo.

Aqui também são feitas as medidas customizadas do paciente, utilizando um manual de medidas previamente preparado para cada caso. Caso o tutor não possa comparecer pessoalmente, a equipe da Pineal 3D faz a avaliação por meio digital, oferecendo as devidas orientações.

 

2. Início do projeto

Considerando os dados citados no item anterior, os especialistas em tecnologia 3D e medicina veterinária começam a elaborar o projeto.

Uma reunião é realizada em formato de brainstorm, trazendo todas as informações, vídeos, fotos e documentos necessários. Descobrindo os pontos frágeis do projeto e elaborando apoios de esforço e resistência.

O desenho final do modelo a ser impresso com tecnologia 3D é feito em um software de engenharia específico para essa função, garantindo a precisão e a qualidade que o projeto requer.

 

3. Impressão das peças em tecnologia 3D

No caso de próteses e órteses, primeiro são impressos protótipos, que passam por avaliação de design, provas de encaixe anatômicos, escala com o molde de gesso e resistência. Depois é iniciada a impressão de cada parte do dispositivo, seguida da avaliação individual de cada peça impressa e do teste de resistência total.

Já para as cadeiras de rodas, serão impressas todas as peças em 3D, desde barras, conectores, ganchos, rodas e até os pneus com material flexível e adequado para a função de amortecimento.

 

4. Montagem do dispositivo

Seguindo o projeto inicialmente elaborado, a equipe especializada em tecnologia 3D reúne todas as partes, transformando as peças impressas no dispositivo que dará maior qualidade de vida ao animal.

Com um padrão de qualidade bem estabelecido, são utilizados parafusos antioxidantes e porcas autotravantes, assim como borrachas de forração e costuras de alto padrão, para garantir a durabilidade do dispositivo e o conforto do pet.

 

5. Realização do controle de qualidade

Nesta etapa, os técnicos e veterinários avaliam o dispositivo, considerando funcionalidade e montagem, checando medidas, verificando a qualidade visual e eliminando rebarbas e outros itens, o que faz os produtos Pineal 3D serem reconhecidos pela qualidade, conforto e segurança.

 

 

6. Entrega do dispositivo produzido em tecnologia 3D

O momento mais esperado, pela equipe da Pineal e pelos tutores: a entrega do dispositivo ao animal, após chancela do veterinário.

Também se inicia o período de acompanhamento, no qual os especialistas se certificam da adaptação do animal ao dispositivo. São recomendadas ao menos oito sessões de fisioterapia, visto que o animal deve entrar no processo de reabilitação, ganhando fortalecimento muscular, eliminando dores e aprendendo a se locomover de uma nova forma.

Vale ressaltar que, em todas as etapas do projeto, há o acompanhamento de médicos veterinários, com especialização em medicina integrativa, para garantir que a cadeira de rodas ou a prótese animal ofereça conforto e bem-estar ao seu usuário.

 

Conforto para os pets

Todos os dispositivos da Pineal 3D são criados com impressão tridimensional, e projetados e acompanhados por uma equipe especializada em engenharia e medicina veterinária, garantindo o bem-estar do animal deficiente. Além de anatomicamente projetados, o que permite que sejam leves,  duráveis e confortáveis, os dispositivos são customizáveis ou totalmente personalizáveis.

Acesse o site da Pineal 3D e saiba mais sobre esse trabalho que combina a inovação da tecnologia 3D com experiência profissional e amor para transformar a vida de animais deficientes.

 

Sobre a autora

Nathalia é Médica Veterinária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Paraná (PUC-PR) e pós-graduada em Medicina Integrativa. Possui mais de cinco anos de experiência em máquinas de impressão 3D e materiais relacionados. Atualmente é cofundadora da Pineal 3D e responsável pela execução técnicas dos projetos na startup.

 

 



Receba nossos materiais

Para receber informações e novidades sobre o BiotechTown, escolha o assunto e cadastre seu e-mail.