19 jan Prevenção e combate à insônia: conheça o Elixir do Sono, novo produto da Meltech
19/01/2023
Startup investida e acelerada pelo BiotechTown lança produto que contribui com o sono saudável
A insônia se caracteriza pela dificuldade de manter e/ou iniciar o sono. Sua manifestação pode ocorrer em período inicial, intermediário ou final do período de descanso.
A produção inadequada de serotonina pelo organismo, o estresse cotidiano, problemas gastrointestinais, problemas respiratórios, transtornos neurológicos e dores crônicas são algumas das causas mais comuns a induzir a insônia.
A dificuldade para dormir passa a ser particularmente preocupante a partir do momento em que, por culpa da irregularidade e inconsistência no descanso, apresentam-se sintomas como déficit de atenção, fadiga, alterações de humor, dificuldade de orientação espacial, entre outros.
Já a longo prazo, é possível que a pessoa engorde, assim como fique propensa a doenças como hipertensão, diabetes e problemas cardíacos.
Insônia em números
Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), a insônia no Brasil atinge 73 milhões de pessoas. Já o estudo realizado pela SleepUp, startup que busca democratizar o acesso a tratamentos de distúrbios do sono, apontou que embora somente 6% da população tenha algum diagnóstico para insônia, 11% de todos os brasileiros admitem uma ingestão frequente de medicamentos para induzir o sono. Outros 16% afirmaram recorrer a chás, produtos naturais ou suplementos.
Em pesquisa liderada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), sob encomenda da biofarmacêutica Takeda, que procurou mapear a qualidade do sono dos brasileiros e a busca dessas pessoas por ajuda médica, estabeleceu-se que 65% dos brasileiros têm baixa qualidade de sono. Entretanto, somente 7% das pessoas nessa condição procuram profissionais médicos quando têm dificuldades para dormir. A pesquisa revelou ainda que 34% dos entrevistados afirmam ter insônia, porém apenas 21% declararam ter o diagnóstico da doença.
Como combater a insônia?
- Pratique atividades físicas
Desenvolver o hábito de exercer alguma atividade física regularmente vai ajudar a relaxar o corpo e diminuir o estresse e ansiedade, induzindo o sono. O melhor é que o exercício seja feito até seis horas antes de dormir.
- Evite café e bebidas energéticas
Não beba café ou qualquer bebida estimulante até cinco horas antes de dormir. Dê prioridade para bebidas que não possuem cafeína na fórmula, com ingredientes que estimulem o relaxamento.
- Adote uma rotina de sono
O ideal é que haja um padrão de horário para dormir e acordar, mesmo aos finais de semana.
- Fazer refeições leves antes de dormir
Pratos leves em carboidratos são mais recomendados por induzirem melhor o sono. Evite alimentos pesados e ricos em proteína antes de adormecer.
- Atividades que estimulam o sono
Ler, escutar música calma, meditar, bordar, pintar e tomar um banho morno cerca de duas horas antes de dormir são algumas atividades que podem contribuir.
- Criar um ambiente propenso
Se afastar de coisas que podem prejudicar o sono como: barulhos da rua, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, movimentação de animais domésticos.
- Diminuir a exposição à luz durante à noite
Melatonina é um hormônio que produzimos ao escurecer e que ajuda o nosso organismo a se preparar para dormir. Telas de computador, tablets, celulares e lâmpadas fortes podem atrapalhar a produção de melatonina, e devem ser reguladas ou evitadas durante à noite.
- Evite as redes sociais
Alguns estudos demonstraram que tempo demais nas redes sociais leva a uma menor quantidade e qualidade de sono, atraso e horários irregulares para dormir e maior dificuldade para adormecer.
A bebida biohacking da Meltech contribui para uma boa noite de sono
A Meltech, startup acelerada e desenvolvida pelo Programa de Desenvolvimento de Negócios do BiotechTown, lançou recentemente o “Elixir do sono”, um produto natural de plantas nativas, que funciona como “uma dose ideal para se ter uma boa noite de sono”.
A fórmula é composta por três plantas nativas da caatinga e cerrado, capazes de melhorar a qualidade do sono, com extratos misturado em uma kombucha, podendo ser armazenada por até 12 meses sem o uso de nenhum tipo de conservante.
A startup é especializada na produção de bebidas fermentadas a partir de chás, as kombuchas. Como probiótico, esse produto tem a capacidade de recompor a flora intestinal, recolonizando o corpo e recuperando as leveduras saudáveis. Os benefícios atingem desde neurotransmissores até o mecanismo inflamatório do corpo, sendo que todas as formulações da empresa não usam conservante e são veganas.
O Programa
O Programa de Desenvolvimento de Negócios do BiotechTown tem como objetivo ajudar as startups de Biotecnologia e Ciências da Vida a se posicionarem no mercado com sucesso e estabilidade. Atualmente em sua quarta edição, o PDN já acelerou mais de 30 startups e viabilizou R$10.1 milhões em investimento.
Quer conhecer todas as empresas aceleradas pelo BiotechTown e as oportunidades de investimento? Acesse o portfólio de startups.