BLOG

Covid-19 | Startup cria solução para monitoramento da temperatura corporal de pessoas do grupo de risco

Covid-19 | Startup cria solução para monitoramento da temperatura corporal de pessoas do grupo de risco

Criado pela Birth Tech, empresa investida pelo BiotechTown, produto é derivado de tecnologia própria para monitoramento da temperatura corporal de recém-nascidos

Com a disseminação mundial do coronavírus, pesquisadores e empreendedores passaram a buscar novas possibilidades para suas pesquisas e produtos para apoiar no combate à pandemia. Este é o caso da Birth Tech, que adaptou um de seus produtos para assistência a pessoas do grupo de risco da Covid-19.

Em maternidades de risco habitual, onde a taxa de nascimento é alta para as enxutas equipes de profissionais de saúde, a medição periódica da temperatura corporal dos bebês é um grande desafio. Pensando nisso, a Birth Tech criou o NewBorn Temp, equipamento que permite o monitoramento contínuo da temperatura de recém-nascidos em suas primeiras horas de vida.

Com tecnologia não invasiva, o dispositivo é afixado na pele do bebê e faz a medição da temperatura de maneira individual, contínua e automatizada. As informações são transmitidas via bluetooth para uma plataforma que armazena e processa o fluxo de dados, além de emitir alertas de monitoramento. Assim, qualquer variação é detectada imediatamente, auxiliando os profissionais de saúde na tomada de decisões críticas para os cuidados aos recém-nascidos, diminuindo a mortalidade neonatal.

 

Como adaptar a solução para o combate ao Covid-19

A variação da temperatura corporal é um dos primeiros indicadores da contaminação pelo novo coronavírus. Com isso, a Birth Tech percebeu a possibilidade de se adequar o uso do NewBorn Temp para as pessoas acima de 60 anos, grupo de risco da Covid-19.

No caso dos adultos, o dispositivo é afixado na região da axila e realiza a medição da temperatura corporal. Assim como no caso dos bebês, os dados coletados são enviados para um dispositivo móvel ou antena fixa em tempo real. O monitoramento individual contínuo permite detectar variações mínimas de temperatura corporal. Esta variação não necessariamente representa uma febre, mas que pode ser um indício de infecção pelo Covid-19.

Segundo Rodney Nascimento, CEO da Birth Tech, “a solução permite um monitoramento constante e mais eficaz de pacientes de hospitais e casas de repouso. Com a redução do contato físico dos profissionais de saúde e cuidadores de idosos com as pessoas do grupo de risco, diminui a possibilidade de contaminação”. O equipamento também pode ser utilizado por prestadores de serviço impossibilitados de manter o isolamento.

O NewBorn Temp possui testes científicos realizados em recém-nascidos de baixo e médio risco, público que têm associação semelhante à dos idosos. Os testes foram realizados no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

Para saber mais sobre a Birth Tech, NewBorn Temp e outras soluções desenvolvidas pela empresa, escreva para [email protected] ou entre em contato com Paulo Adriano Borges pelo telefone +55 (31) 9 9312-4444.

Compartilhe este post:
voltar