Blog

OncoTag lança seu primeiro produto ao mercado: o OvarianTag®

OncoTag lança seu primeiro produto ao mercado: o OvarianTag®

 

A OncoTag, uma das startups investidas pelo BiotechTown, lançou seu produto ao mercado, o OvarianTag®.

O OvarianTag® é um painel de biomarcadores oncológicos, já patenteado, que é capaz de avaliar o prognóstico de pacientes com câncer de ovário. Sua tecnologia permite a prescrição de tratamentos adequados ao perfil genético do paciente, o que aumenta a expectativa de vida e reduz o custo e o tempo do tratamento.

 

 

Sobre o câncer de ovário

De todos os cânceres ginecológicos, o câncer de ovário é o mais difícil de ser diagnosticado, além de ser o mais letal.

Segundo o World Ovarian Cancer Coalition, o câncer de ovário é o sétimo mais comum no mundo e o oitavo tipo de câncer que causa mais mortes em mulheres. 239 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de ovário anualmente em todo o mundo, resultando em 152 mil mortes.

Clique aqui para saber mais sobre sintomas, diagnóstico e tratamento do câncer de ovário.

 

Sobre o OvarianTag®

A solução surgiu a partir dos estudos de Letícia Braga, CEO e fundadora da OncoTag. Letícia é bióloga e mestre em genética com doutorado em oncologia experimental. Seus estudos mostraram que o perfil genético do paciente é essencial para a escolha do melhor tratamento.

O OvarianTag® possibilita que os médicos possam descobrir o curso da doença e, dessa forma, prever se a paciente responderá ou não a determinados tipos de tratamento. Isso possibilita decisões mais precisas que resultam em uma maior sobrevida das mulheres com esse tipo de câncer, além de ser capaz de identificar o risco de recorrência do tumor.

 

Letícia Braga, CEO da Oncotag, apresentando o OvarianTag®g no palco do Demo Day do BiotechTown

 

Em colaboração com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Ezequiel Dias (Funed) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a OncoTag desenvolveu um algoritmo inteligente, usando ferramentas de inteligência artificial e aprendizado de máquina, capaz de classificar as pacientes com câncer de ovário, definindo assim os perfis genéticos de mulheres que responderão ou não ao tratamento quimioterápico.

Segundo Letícia, “o processo de desenvolvimento do OvarianTag® foi longo. Além da bancada, passamos por diversos programas de aceleração. Mas o apoio e o investimento do BiotechTown foram essenciais para o aprimoramento da equipe, estruturação do negócio e o lançamento do produto. Além disso, a parceria com a Thermo Fisher também foi fundamental para a validação da tecnologia”.

A comercialização do exame é feita pelo site da OncoTag.

 

Lançamento no Simpósio de Câncer de Ovário

A Oncotag realizou o lançamento do OvarianTag® no 2º Simpósio de Câncer de Ovário, que aconteceu em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. O evento tem o objetivo de reunir a comunidade médica e pesquisadores para compartilhar conhecimento a respeito de novas abordagens e tratamentos do câncer de ovário.

 

Próximos passos

Mesmo após a finalização do Programa de Desenvolvimento de Negócios, o BiotechTown continua dando suporte e acompanhando o desenvolvimento da OncoTag durante o bioFELLOW.

Além disso, a empresa está sendo incubada pela Eretz.Bio e está desenvolvendo, juntamente com o Hospital São Francisco e com o Instituto Mário Penna, novos produtos que serão lançados no ano de 2020.

Em 2021 será aberta mais uma rodada de captação de investimento para internacionalização da OncoTag.

Para saber como realizar investimentos na startup OncoTag, entre em contato com a equipe do BiotechTown pelo email contato@biotechtown.com.

Clique aqui e conheça as outras startups investidas pelo BiotechTown.

FONTE:
ovariancancerday.org

Compartilhe este post:
voltar