Blog

Benefícios da cerveja para a saúde

Benefícios da cerveja para a saúde

Chegou a sexta-feira, um ótimo dia para falar sobre cerveja! Conheça um pouco mais sobre os benefícios da cerveja para a saúde. Saiba também como a bebida que faz a alegria dos happy hours está totalmente associada à biotecnologia.

 

Benefícios da cerveja para a saúde

Cientistas da Universidade de Barcelona afirmam que o uso equilibrado de cerveja, com ou sem álcool, pode trazer diversos benefícios para a saúde. Entre eles a prevenção de problemas cardiovasculares e respiratórios, nutrição, prevenção do envelhecimento celular e redução de riscos de AVCs. Segundo os pesquisadores, isso se deve ao ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio. Se deve também aos mais de 50 tipos de polifenóis (micronutrientes que atuam como antioxidantes) presentes na cerveja.

Segundo Rosa Lamuela, PHD em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Barcelona, os polifenóis presentes na bebida podem causar efeitos benéficos sobre a pressão arterial ou resistência à insulina e, consequentemente, auxílio no combate à diabetes.

Para apoiar o mercado cervejeiro e garantir maior qualidade na fabricação do produto, o Laboratório da Cerveja, uma das startups investidas e desenvolvidas pelo BiotechTown, oferece suporte técnico e científico a produtores de cervejas artesanais.

Luciana Brandão e Beatriz Borelli

 

Sobre o Laboratório da Cerveja

O Laboratório realiza análises sensoriais e microbiológicas das várias etapas da produção da cerveja, incluindo cervejas prontas, já engarrafadas ou chope, como também de seus insumos, para detectar possíveis problemas associados à contaminação.

Segundo Luciana Brandão e Beatriz Borelli, idealizadoras do projeto, algumas bactérias e leveduras podem causar a degradação da qualidade do produto e torná-lo sensorialmente desagradável ao paladar do consumidor.

Luciana afirma que “o Acetobacter e Gluconobacter são gêneros de bactérias que dão aroma de vinagre à cerveja, enquanto os gêneros Lactobacillus Pediococcus geram, respectivamente, acidez e caráter amanteigado na bebida. Esses micro-organismos deterioradores alteram a qualidade do produto, podendo causar prejuízos econômicos e a perda de confiança do consumidor”.

Também oferecem o gerenciamento de leveduras por meio do armazenamento, manutenção e propagação desse importante insumo do processo produtivo.

Atualmente a startup está desenvolvendo leveduras brasileiras para a produção de cervejas especiais. Dessa maneira, a produção de leveduras auxilia na diminuição da dependência de linhagens importadas e regionaliza ainda mais o produto. Esse tipo de serviço especializado e produtos associados ainda são escassos no mercado. Ainda em seu portfólio, a empresa também oferece cursos associados ao processo de produção de cerveja.

Com o controle de qualidade promovido pela startup, os apreciadores de cerveja podem desfrutar ainda mais dos benefícios da bebida, sem deixar de associar o seu consumo moderado a exercícios físicos regulares e uma dieta equilibrada.

 

Clique aqui para mais informações sobre o Laboratório da Cerveja ou entre em contato com o BiotechTown.

Clique aqui e confira o portfólio completo de startups investidas pelo BiotechTown.

 

 

Voltar

Compartilhe este post:
voltar